Confira 6 dicas para evitar lesões durante as atividades físicas

Realizar atividades físicas constantemente é fundamental para melhorar a qualidade de vida, saúde e até mesmo para sua própria felicidade! Afinal, os hormônios envolvidos nesse processo são responsáveis pela sensação de alegria e bem-estar.

Mas para que dê certo, é fundamental que você realize as práticas da forma correta. Caso contrário, os riscos de lesões aumentam, há possibilidade de gerar dores constantes, mal-estar e pode, até mesmo, incapacitar você para realizar algumas atividades.

Então continue lendo e veja 6 dicas imperdíveis para evitar lesões durante atividades físicas e mude sua vida!

1. Faça alongamento antes e depois dos exercícios

O alongamento é fundamental para preparar seu corpo para o período pré e pós atividade física. Ele vai ajudar a aumentar ou manter a flexibilidade dos músculos, algo extremamente necessário para evitar lesões durante a prática de atividades físicas.

Além disso, a realização dessa prática traz outros benefícios, tais como:

  • redução de tensões musculares;
  • relaxamento do corpo e da mente;
  • aumento do arco de maleabilidade;
  • ativação da circulação;
  • promoção do aquecimento muscular, essencial para a prática de atividades físicas.

2. Preste atenção aos sinais do seu corpo

Quando você leva seu corpo próximo ao limite, ele emitirá sinais de que é hora de parar. Você começará a sentir dores diferentes após um exercício físico, sentirá o corpo mais fadigado, poderá ter diminuição do ritmo de atividade, entre diversos outros pontos.

Com isso, você precisa ficar atento. Ao observar que seu corpo está emitindo sinais de cansaço, descanse e pare! Algumas lesões obtidas nesse momento podem ser permanentes, como a condromalácia, e podem ser evitadas a partir do momento em que você se respeita.

3. Use o calçado apropriado

Um calçado apropriado pode ser o diferencial entre conseguir o máximo de eficiência nas suas práticas ou ter uma lesão que possa comprometer a sua saúde.

Por exemplo, um corredor que realiza suas atividades com um tênis com amortecimento apropriado e a devida resistência poderá conseguir um pace muito melhor ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, caso não utilize um tênis apropriado para essa prática, poderá causar problemas como lesões nas articulações dos membros inferiores, microfissuras, entre outros.

4. Aumente a intensidade gradualmente

Se você está começando a fazer atividade física agora, é fundamental ter um período de adaptação para conseguir alcançar o máximo de eficiência nas suas atividades. Isso é importante porque o seu corpo não estará acostumado com um ritmo de atividades que você quer impor.

Para que consiga chegar no ponto desejado, é fundamental que você faça ele ir se adaptando aos poucos. Por exemplo, se deseja correr uma maratona, é fundamental começar com treinos focados para corridas menores (5km, 7km, etc.), até que possa correr, de fato, os 42km, sem gerar sobrecarga muscular.

5. Consulte um médico e um educador físico

Antes de começar qualquer atividade física, você precisa passar por um médico e um educador físico. O primeiro será responsável por avaliar as suas condições físicas e verificar se há qualquer tipo de alteração ou problema que possa facilitar lesões, avaliando quais os tipos de atividade podem ser praticados e quais não podem.

Já o educador físico, diante das observações do médico, poderá avaliar quais são os tipos de exercícios que poderão prevenir as lesões e quais não podem ser passados, a fim de promover a melhor saúde e qualidade de vida para você.

6. Conheça a ginástica holística

A ginástica holística é uma ótima opção de atividade que não só previne lesões, bem como reabilita aqueles que podem ter, em outro momento, se machucado em outras atividades.

Por exemplo, ela auxilia na educação postural, podendo minimizar e tratar lesões na região lombar, um dos grandes problemas de saúde dos tempos atuais.

Prevenir lesões é fundamental para evitar que você sofra com dores crônicas no seu dia a dia, bem como tenha determinadas limitações que não deveriam existir. Sendo assim, seguir essas dicas é fundamental para prevenir problemas e conseguir se manter ativo, saudável e feliz.

Quer mais dicas para unir atividade física, saúde e qualidade de vida? Curta a nossa página no Facebook e receba nossas dicas diretamente em seu e-mail!