Saiba o que é sobrecarga muscular e como ela pode provocar lesões

Você já ouviu falar em sobrecarga muscular? Para quem pratica exercícios físicos, as chances de já ter sofrido com esse mal são grandes. O que a maioria das pessoas não imagina é que atividades rotineiras, como carregar uma caixa de livros, empurrar um móvel ou, até mesmo, agachar para pegar o seu filho no colo também podem desencadear o problema, que gera lesões e muita dor.

Ficou curioso sobre o assunto? Neste post, você vai descobrir como a sobrecarga dos músculos acontece, os perigos associados a essa condição, formas de evitá-la e de amenizar as suas consequências. Acompanhe!

O que é sobrecarga muscular?

Trata-se do uso inadequado ou em alta intensidade dos músculos de uma determinada região do corpo, o que acaba em lesão das fibras musculares e gera rigidez e dor. Os sintomas são localizados, pois afetam apenas um músculo ou grupos próximos.

Em casos mais graves, a sobrecarga muscular está associada, também, a danos articulares e perda da mobilidade.

Entre as causas desse problema estão o excesso de treinos na prática esportiva, o exagero no uso de pesos durante a musculação e atividades pesadas da rotina, especialmente quando estão associadas à tensão e ao estresse. As regiões mais suscetíveis às lesões são pescoço, ombros e costas.

Como evitar esse problema?

Algumas medidas muito simples podem evitar a sobrecarga muscular. Exercícios de relaxamento e alongamento, com foco em pescoço e coluna, por exemplo, são indispensáveis para preparar os músculos para as atividades e demais esforços realizados no dia a dia.

Se mesmo tomando todos os cuidados o problema se desenvolver, é preciso seguir algumas dicas para que ele não se transforme em algo ainda mais sério. Por isso, assim que perceber que pegou pesado com os seus músculos, fique em repouso por alguns dias até que eles se recuperem completamente. Fazer esforços nesse período pode agravar o quadro.

Caso as dores não passem ou até piorem, é sinal de que você deve procurar ajuda de um especialista. Marque uma consulta com um médico para que ele faça o diagnóstico e recomende o tratamento ideal para o seu quadro.

De que forma a ginástica holística pode ajudar?

Método de trabalho corporal com movimentos de baixo impacto, a ginástica holística atua na prevenção e no tratamento de doenças e dores. Além disso, as técnicas utilizadas ensinam os praticantes a desenvolver suas capacidades perceptivas, motoras e sensoriais, trabalhando o equilíbrio, a respiração e a postura. Tudo ao mesmo tempo.

A dinâmica dos movimentos ajudam a alongar, fortalecer e entender melhor o próprio corpo. Ou seja, eles estimulam a consciência corporal, o alívio de tensões e a execução adequada dos movimentos da rotina.

Podemos concluir, portanto, que a ginástica holística é uma atividade completa, pois age tanto na prevenção quanto no tratamento das lesões. Se você está sofrendo com as consequências da sobrecarga muscular, não deixe de investir nessa prática para que você se recupere mais rapidamente e não volte a sofrer com esse problema.

Então, gostou deste post? Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos. Até mais!