O que é dor crônica? Veja as causas e como ela afeta a qualidade de vida!

Quem sofre de alguma dor física sabe como o dia a dia se torna cada vez mais difícil. Há queda na qualidade de vida, improdutividade no trabalho, desânimo e irritabilidade. Esse quadro pode ser um diagnóstico claro de dor crônica. Mas o que é dor crônica?

Trata-se de uma dor persistente que acaba trazendo não apenas sofrimento físico, mas também psicológico. As causas podem ser muitas, de fatores genéticos a até mesmo alteração na postura. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça a diferença entre dor crônica e dor aguda, as causas e tratamentos recomendados para dor crônica. Confira! 

Dor crônica versus dor aguda

Quando o assunto é dor crônica, é muito comum a confusão com a dor aguda. Mas uma se diferencia da outra pela causalidade, duração e causa da dor. 

A dor aguda geralmente é resultante de uma doença, inflamação ou lesão de tecidos. É o tipo da dor que surge de forma repentina, tal como um trauma causado por uma queda ou uma queimadura provocada por contato com algo muito quente. 

Outra característica é que a dor aguda dura relativamente pouco tempo. Nos casos mais raros e complicados, ela dura no máximo 3 meses. Também seu tratamento é facilmente realizável e acessível. 

Acima de três meses já considerada dor crônica. Se não for tratada a tempo, a dor crônica pode se prolongar por anos. Alguns exemplos de dor crônica são síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, tendinite, doença inflamatória do intestino e disfunção da articulação temporomandibular.

Como a dor crônica afeta a qualidade de vida 

Além da dor localizada, a dor crônica pode muitas vezes causar graves problemas para os pacientes. É possível desenvolver tensão muscular, dificuldades de mobilidade, baixa de energia e perda de apetite.

Além desses fatores físicos, a dor crônica traz complicações psicológicas. Por exemplo, é comum que a pessoa apresente quadro de emoções fragilizadas, desenvolvendo depressão, irritação e ansiedade. 

Causas da dor crônica

As causas da dor crônica podem ser diversas. Porém, as mulheres são as que mais são acometidas para essas dores, e suas causas podem ser de origem genética e/ou hormonal. O uso de salto alto, a menopausa e a falta dos hormônios, por exemplo, podem provocar dor crônica. 

Alguma modificação na estrutura postural também pode gerar dor crônica. É o caso das mulheres que, durante a gravidez, ao apresentarem deslocamento na coluna cervical, desenvolvem dor crônica lombar. 

Tratamentos para dor crônica

Ginástica holística

O movimento é um dos melhores remédios para as dores, e o resultado é ainda melhor se os exercícios promovem movimentos de forma holística. É o que oferece a ginástica holística

Ela permite o alívio das dores musculares e das articulações, promove a redução do estresse e da ansiedade, além de permitir o realinhamento da postura. Com alguns exercícios-chave de ginástica holística realizados frequentemente, é possível amenizar e prevenir dores crônicas.

Para tratar a dor cronica é preciso quebrar o ciclo vicioso que ela instala na vida de cada individuo. Desmistificar que o repouso é melhor do que o movimento, respeitar limites e ter ganhos diários que aumentem sua confiança e auto estima. O Método GH, que apresenta mais de 800 possibilidades de movimentos, faz com que o corpo se alinhe e organize através de ajustes finos e encaixes nas articulações.

Isso proporciona, a cada dia, uma elevação do bem estar e melhor condição de mobilidade. Ao longo de sua prática, os movimentos vão aumentando a capacidade de amplitude articular e fazendo com que o indivíduo ganhe destreza e leveza. O nosso primeiro objetivo é fazer com que a dor diária torne-se esporádica, e que com o tempo diminua a intensidade e regularidade.

Os Colaboradores são incentivados a trabalhar todos os dias com movimentos suaves que alinham o corpo. Levamos aproximadamente 12 semanas para quebrar definitivamente o ciclo da dor crônica, mas feito isso, os benefícios são crescentes e duradouros.

Fisioterapia analgésica

Essa é uma modalidade de fisioterapia que faz reduzir o quadro de dor. Um profissional especializado nessa área tem condições de aplicar técnicas como ultrassom, laser e estimulação elétrica nervosa transcutânea.

Cirurgia

Essa é uma forma de tratamento quando outras tentativas já foram realizadas, mas não se obteve o sucesso desejado. A cirurgia é recomendada para casos específicos, e são feitas intervenções cirúrgicas com técnicas convencionais ou minimamente invasivas.

Essas foram algumas informações sobre o que é dor crônica. Em todo caso, não se esqueça: é importante procurar auxílio profissional para fazer um diagnóstico e iniciar os tratamentos para o problema.

Quer saber de mais novidades para a sua saúde? Siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram!