Entenda como é o tratamento da fibromialgia com ginástica holística

Nos dias atuais é cada vez mais comum o surgimento de doenças que tenham ligação com o estresse, a depressão e a agitação do cotidiano. É o caso da fibromialgia, uma doença que atinge cada vez mais pessoas e por isso tem ganhado muita atenção dos estudiosos. Mas como tratar a fibromialgia?

Felizmente há muitas maneiras de fazer isso. Por exemplo, por meio de fisioterapia, métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento, e até mesmo por meio da ginástica holística.

Se você quer aprender um pouco mais sobre essa doença e as formas de tratá-la, leia o nosso artigo e mantenha-se informado.

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que provoca muitas dores e sensibilidade por todo o corpo, distúrbios do sono, além de outros sintomas. Existem alguns fatores de risco
que facilitam o surgimento de fibromialgia. Alguns deles são:

  • sexo: a síndrome é mais recorrente em mulheres do que em homens;
  • faixa etária: há uma maior incidência de fibromialgia em mulheres de 20 a 50 anos;
  • histórico familiar: se algum ente familiar próximo convive com fibromialgia, há grande chance de outro membro da família também apresentar esse quadro.
  • transtornos diversos: existem alguns transtornos de imunidade que podem desencadear a fibromialgia. Estão entre eles a artrite reumatoide ou lúpus.

O que causa a fibromialgia?

Apesar dos avanços dos estudos sobre o tema, ainda não se sabe, com precisão, quais são as suas causas. Mas as pesquisas apontam para os seguintes fatores:

  • estresse e cansaço psicológico;
  • infecções por vírus e doenças autoimunes;
  • sedentarismo;
  • depressão e ansiedade;
  • fatores genéticos.

Quais os efeitos da fibromialgia no corpo?

A referida síndrome causa grandes impactos às pessoas atingidas, pois influencia, negativamente, na qualidade de vida. As constantes dores atingem, em regra, a região da coluna, nádegas, bacia e joelhos.

Ainda não existem exames laboratoriais para detectar a doença. Por conta disso, o diagnóstico pode ser um pouco demorado. Os principais reflexos para o corpo são:

  • cansaço excessivo;
  • dificuldade para raciocinar e se concentrar;
  • enxaqueca;
  • dores na região do abdômen;
  • dificuldade para dormir;
  • dor por todo o corpo, que demora meses para aliviar;
  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • dificuldade de se exercitar, entre outros.

Como tratar a fibromialgia com ginástica holística?

O mais recomendável para o tratamento da fibromialgia é a prática de determinadas atividades físicas. Uma técnica muito utilizada é a ginástica holística, que tem por base a execução de movimentos de baixo impacto e que são repetidos algumas vezes.

Esse método possibilita o desenvolvimento e aprimoramento das atividades motoras, sensoriais e perceptivas. Além disso, trabalha o equilíbrio, o tônus muscular e a respiração.

Dessa forma, há vários estudos científicos confiáveis que apontam a ginástica holística como uma boa aliada para quem sofre com as dores da fibromialgia. Isso porque as técnicas de relaxamento podem descarregar o estresse psicológico e auxiliar a reestabelecer a rotina do sono.

Além disso, o trabalho muscular e a correção da postura promovidos pelo método ajudam a combater as constantes dores no corpo. É importante lembrar que a ginástica holística tem um papel importante na prevenção da fibromialgia e de outras doenças. A seguir, veja alguns movimentos da ginástica holística para tratar a fibromialgia.

Exercício de redução de tensão muscular

Como vimos, a fibromialgia causa tensão muscular e dores na coluna. Com esse exercício você saberá como alinhar e liberar a região tensionada. Para isso, você vai precisar de um tubo de PVC, que pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção.

O tamanho ideal do tubo é de um metro de comprimento e dez centímetros de diâmetro. Para começar o movimento, o tubo deve estar no chão e você vai deitar sobre ele. Abra os braços, levando-os na altura dos ombros. A posição desejada é semelhante a uma cruz.

Faça uma respiração por uns 5 minutos. Após isso, retorne os braços na posição inicial. Depois faça o tubo descer rolando para o chão. É importante que todo esse movimento seja feito de maneira lenta e gradual, à medida que você sente o seu corpo relaxando da tensão muscular.

Movimento para fortificar os músculos das pernas

Manter os músculos fortificados é uma das maneiras de evitar as dores provocadas pela fibromialgia. Neste movimento baseado nos conhecimentos da ginástica holística, você vai ter os músculos das pernas mais tonificados e resistentes.

Para realizá-lo, basta ficar de pé com a primeira metade do pé direito em cima de um livro grosso. O calcanhar deve ficar no chão. Pressione levemente e incline o pé por 50 segundos, mais ou menos. Então mantenha o pé de apoio alinhado com o outro.

Agora faça com que o pé se mova até que seu centro fique posicionado no livro. Por duas vezes repita esse movimento. É natural que você sinta dor nesse local. Mas não se preocupe, esse é o sinal de que o músculo está contraindo e se fortificando.

Reposicionamento da coluna

Diante dos sintomas da fibromialgia, é comum que a coluna seja bastante comprometida, desalinhando-se do seu formato adequado. Mas com este movimento você consegue reposicioná-la. Para tanto, você vai precisar de apenas um cabo de madeira ou de outro material rígido.

Para começar, sente-se no chão. Coloque a planta de cada pé em contato. A ideia é formar uma posição semelhante a uma borboleta. Segure o cabo com uma das mãos e o posicione por detrás das costas. É importante que o cabo toque no chão. Para isso, utilize a outra mão para segurar a barra na parte de baixo. Após isso, troque as mãos e mantenha a posição.

Quais os benefícios da ginástica holística para a saúde?

A ginástica holística pode ser praticada por qualquer pessoa, incluindo crianças e idosos. Esse método traz inúmeros benefícios para a vida de seus praticantes, além do tratamento da fibromialgia.

Confira, abaixo, algumas vantagens que você terá ao decidir fazer a referida atividade:

  • alívio das dores musculares;
  • relaxamento mental;
  • correção da postura;
  • fortalecimento do assoalho pélvico;
  • redução da ansiedade;
  • fortalecimento muscular;
  • prevenção do surgimento de dores corporais.

Essas foram algumas informações de como tratar a fibromialgia. Seguir um tratamento correto é de grande importância para você se livrar de uma vez por todas dos incômodos dessa síndrome. Métodos que não utilizam medicamentos, como a ginástica holística, são muito eficazes. Então cuide bem do seu corpo para ter uma vida saudável e livre de dores.

Quer receber novidades sobre o tratamento da fibromialgia e de outras doenças sistêmicas? Então assine a nossa newsletter e fique sempre bem informado!