Conheça 5 movimentos para fazer no trabalho

Tensão, cobrança, má postura e muito tempo na mesma posição. A maioria das pessoas sabe as consequências da rotina exaustiva do trabalho: dores nas costas, pescoço e pernas. No entanto, todos esses sintomas podem ser amenizados — e até mesmo eliminados — quando alguns movimentos para fazer no trabalho são inseridos no dia a dia.  

Para ajudar você a conquistar os benefícios de um corpo descansado e alongado, listamos 5 exercícios que podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar. Bastam alguns minutos!

5 movimentos para fazer no trabalho

1. Alongamento para as costas

Para evitar lesões na coluna e a fim de manter os músculos da região sempre alongados, é necessário ficar em pé, com os pés paralelos e os joelhos frouxos. Entrelace as mãos atrás da cabeça e leve-a para frente e para baixo, fazendo um enrolamento da coluna cervical. Mantenha uma distância satisfatória entre queixo e peito.

Desça o corpo, lentamente, enrolando pouco a pouco toda a coluna. Assim que seus cotovelos chegarem na mesma altura do quadril, solte suas mãos até que os dedos fiquem apontados para o chão. Em seguida, desça o quanto conseguir, sempre mantendo os joelhos frouxos.

Faça 10 respirações suaves e longas. Volte devagar, desenrolando o corpo e, por último, a cabeça. Cresça como se um ganchinho puxasse o crânio para o teto. Inverta o cruzamento dos dedos das mãos e repita o movimento.

2. Alongamento para o punho

Para aliviar as articulações dos movimentos repetitivos, basta permanecer sentado, segurar um punho com a mão oposta, mantendo a palma virada para baixo. Lembre-se de deixar o braço e ombro desse lado bem relaxados. A mão que você segura vai sacudir a outra, até sentir um leve formigamento ou relaxamento na parte que foi sacudida. Descanse, observe o corpo e repita com a outra mão.

3. Para melhorar a circulação

Quem fica muito tempo sentado necessita de algumas pausas durante o dia para levantar e ativar a circulação. Ao ficar de pé, deixe-os paralelos, com os joelhos frouxos. Mantenha os dedos dos pés apoiados no chão e faça pequenas batidinhas do calcanhar, como uma molinha. Realize esse movimento 10 vezes.

Esse exercício estimula propriocepção e ativação da musculatura das pernas ao mesmo tempo em que dá leveza.

4. Alongamento para o pescoço

Para alongar a musculatura lateral do pescoço, fique sentado ou em pé, mantenha os braços ao lado do tronco e a coluna bem alinhada. Depois disso, aos poucos, incline a cabeça levemente para um lado e apoie a mão dessa lateral nela.

Na hora em que expirar, leve o braço oposto em direção ao chão. Mantenha a posição durante 30 segundos, descanse e repita para o outro lado. 

5. Movimento para o pescoço

Levante e mantenha os pés unidos, se possível. Caso não consiga, mantenha-os paralelos e afastados — na largura do quadril. Eleve as mãos até a cabeça e entrelace seus dedos na região da nuca.

Mantenha o olhar para frente e, a cada expiração, imprima uma pequena força. 

Os benefícios dos movimentos para fazer no trabalho

Quem adota as práticas citadas acima em sua rotina consegue:

  • diminuir a tensão nos músculos;
  • reduzir o risco de lesões;
  • aumentar a concentração;
  • melhorar o posicionamento da coluna;
  • ajustar problemas posturais;
  • otimizar o funcionamento dos órgãos;
  • ativar a circulação sanguínea;
  • amenizar as dores musculares.

Se você quer conhecer mais movimentos para fazer no trabalho e assim ampliar seu bem-estar, conheça o aplicativo da Fisio Club!