Compressa quente ou fria: você sabe quando usar cada uma?

Assim que o corpo sofre um trauma, seja por causa de uma queda ou batida, logo surgem a dor e o inchaço. Nesses momentos, geralmente, não temos como procurar por um médico ou outro especialista de imediato, fazendo com que recorramos à ajuda de uma velha receita caseira: a compressa quente ou fria.

Aparentemente, tanto uma como a outra fazem o mesmo efeito — mas não é bem assim. A compressa fria com gelo é recomendada para diminuir o fluxo sanguíneo da região, ajudando a desinchar e trazer uma sensação analgésica. Já a compressa quente permite a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a tensão muscular e promovendo o relaxamento. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça as situações mais comuns para usar uma compressa quente ou fria. Confira! 

Situações para usar compressa quente

Furúnculo 

O furúnculo é uma inflamação na pele, causado por reações do organismo para expelir uma infecção bacteriana. Pode ser extremamente doloroso e causar desconforto por alguns dias.

Ele surge como uma inflamação vermelha que, depois, se enche de pus, cresce, rompe-se e drena. É importante que esse ciclo esteja completo para que a infecção bacteriana seja extraída do organismo.

Para resolver esse desconforto, o uso de compressas quentes é fundamental, pois elas ajudam o furúnculo a amadurecer e drenar mais rapidamente.

Dores musculares e lombares

Quem nunca sentiu aquela dor nas costas, na região lombar ou nos músculos das pernas e dos ombros? Essas dores são muito comuns em quem fica o dia inteiro sentado ou faz alguma atividade física brusca.

Para resolver essa questão, é recomendável o uso de compressa quente. O calor funciona como um potente vasodilatador, causando aumento da vascularização e oxigenação da musculatura. 

Situações para usar compressa fria

Dor de dente

Pouca gente sabe, mas a região em torno dos nossos dentes tem bastante presença de nervos. Por isso, se fizermos alguma cirurgia ou procedimento, provavelmente haverá dor.

Para não sentir esse desconforto, é recomendável o uso de compressa fria, pois a temperatura baixa funciona como analgésico. 

Batidas e hematomas

Bateu com o joelho no pé da cama ou na cadeira da sala de casa? Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local.

Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

Tendinite

Tendinites são inflamações relacionadas aos tendões do corpo humano. Elas geram dor e inchaço em uma determinada articulação, como nos ombros, cotovelos e joelhos.

A tendinite pode ser motivada por fatores mecânicos, químicos e biológicos, decorrentes de movimentos repetitivos, prática de atividades físicas em excesso e doenças autoimunes. 

Para acalmar o desconforto, é recomendável o uso de compressa fria na região dolorida. Isso porque a baixa temperatura faz com que os tendões relaxem, revitalizando a sua elasticidade. 

Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele. Essa compressa pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos. 

Como vimos, a compressa quente ou fria deverá ser usada de acordo com a situação e com o tipo de trauma. Seguindo nossas dicas, você conseguirá aliviar seu desconforto rapidamente!

Quer saber mais sobre as novidades para a sua saúde? Então siga-nos no Facebook e no Instagram