Entenda agora o que é tendinite e as áreas do corpo mais afetadas

Você sabe o que é tendinite e quais são as causas associadas a esse tipo de complicação? A primeira observação a se fazer, nesse caso, é que o problema pode atingir qualquer pessoa. Porém, é mais comum em adultos, especialmente naqueles com mais de 40 anos. 

Neste artigo, apresentaremos os principais pontos em relação ao assunto. Você verá o que é tendinite, quais são as suas causas e os seus sintomas. Continue a leitura e confira!

O que é tendinite?  

De forma clara e objetiva, tendinite nada mais é do que o termo utilizado para descrever as inflamações relacionadas aos tendões do corpo humano. Elas são caracterizadas pela presença de dor e inchaço em uma determinada articulação, por exemplo. 

Para melhor esclarecer, os tendões são as estruturas fibrosas que ligam os músculos aos ossos. Existem diversos tipos de tendinite, sendo as mais comuns em torno dos ombros, punhos, joelhos, cotovelos e calcanhares. 

Quais são as causas?

É interessante compreender que os tendões não são tão fortes e nem tão elásticos quanto a musculatura do restante do corpo. Isso significa, portanto, que em casos de sobrecarga é essa estrutura quem mais sofre as consequências. 

As tendinites podem ser motivadas por três fatores diferentes: mecânicos, químicos e biológicos. Nesse contexto, as causas principais incluem:

  • movimentos repetitivos — normalmente associados a questões de trabalho, como o uso de computadores;
  • prática de atividades físicas em excesso — devido a uma possível sobrecarga em um tendão em particular;
  • doenças autoimunes — em situações específicas, o organismo pode ver o tendão como uma ameaça e começar a atacá-lo de alguma maneira;
  • idade — com os passar dos anos, é natural que os tendões fiquem suscetíveis a lesões.

Quais são os sintomas? 

O primeiro sintoma da tendinite é geralmente uma dor intensa no local, ou seja, no tendão que está inflamado. Dependendo do caso, movimentar o membro afetado será uma tarefa um tanto quanto desconfortável, para não dizer difícil. 

Outras manifestações incluem:

  • limitação do movimento (dificuldade para dobrar ou esticar os braços ou pernas, por exemplo);
  • perda de força na área inflamada;
  • irradiação das dores para a musculatura próxima;
  • calor, vermelhidão e inchaço na área afetada.

​A maioria dos casos de tendinite pode ser tratada de modo bem sucedido com repouso, fisioterapia e medicamentos para reduzir a dor. É importante salientar a importância de procurar ajuda especializada sempre que necessário.

Tratando-se de uma inflamação no tendão, procure por uma clínica de fisioterapia assim que perceber algum tipo de desconforto. Se a inflamação for grave e levar à ruptura de um tendão, será necessário passar por uma cirurgia. É preciso entender que, se você não fizer isso, as dores podem aumentar e começar, em vista disso, a atrapalhar a sua qualidade de vida.  

Gostou de saber mais sobre o que é tendinite? Então que tal continuar aprendendo? Confira o que é a consciência corporal e como ela influencia o nosso dia a dia