Entenda agora o que é tendinite e as áreas do corpo mais afetadas

Você sabe o que é tendinite e quais são as causas associadas a esse tipo de complicação? A primeira observação a se fazer, nesse caso, é que o problema pode acometer qualquer pessoa. Porém, ele é mais comum em adultos, especialmente nos que têm mais de 40 anos.

Sabemos que muitas dúvidas podem surgir sobre o tema. Por isso, neste artigo, apresentaremos os principais pontos em relação ao assunto. Você verá o que é tendinite, quais são as causas e os sintomas da doença. Continue a leitura e confira!

O que é tendinite?

De forma clara e objetiva, tendinite nada mais é do que o termo utilizado para descrever as inflamações nos tendões do corpo humano. Elas são caracterizadas pela presença de dor e inchaço em uma determinada articulação, por exemplo.

Para melhor esclarecer, os tendões são as estruturas fibrosas que ligam os músculos aos ossos. Existem diversos tipos de tendinite, sendo as mais comuns em torno dos ombros, punhos, joelhos, cotovelos e calcanhares.

Quais são as causas?

É interessante compreender que os tendões não são tão fortes e nem tão elásticos quanto a musculatura do restante do corpo. Isso significa, portanto, que em casos de sobrecarga é essa estrutura que mais sofre as consequências.

As tendinites podem ser motivadas por três fatores diferentes: mecânicos, químicos e biológicos. Nesse contexto, as causas principais são as listadas abaixo.

Movimentos repetitivos

Movimentos repetitivos são uma das principais causas da tendinite. Normalmente estão associados a necessidades de trabalho, como o uso de computadores, e são considerados causa mecânica. Ela acontece porque com o esforço recorrente acontece a inflamação das fibras que unem os músculos aos ossos.

É importante salientar que a tendinite por movimentos repetitivos pode acontecer com qualquer pessoa independente da idade ou sexo. Dar uma pausa em longos períodos ou mudar de posição podem ser essenciais para evitar que o problema se desenvolva, ou que piore com o tempo.

Prática de atividades físicas em excesso

A prática de atividades físicas em excesso é outra causa frequente da tendinite que, nesse caso, também é considerado causa mecânica. Devido a uma possível sobrecarga em um tendão em particular, seja ela por movimentos repetitivos ou excesso de peso, o problema pode surgir. Por isso é recomendado que toda prática de exercícios físicos deve ser feita com acompanhamento de um especialista.

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes são caracterizadas pelo organismo não reconhecer a si e criar defesas contra ele mesmo. No caso da tendinite, em situações específicas, o organismo pode ver o tendão como uma ameaça e começar a atacá-lo de alguma maneira. Essa é considerada uma causa biológica e por isso, nem sempre é possível tratar o problema sem antes fazer o tratamento das causas.

O indicado é procurar um reumatologista para que a doença autoimune seja identificada e seu tratamento realizado, podendo posteriormente ser avaliada a tendinite. É importante lembrar que doenças autoimunes não tem cura e são indicados cuidados para que a pessoa possa conviver com elas e minimizar os sintomas.

Idade

Com os passar dos anos, é natural que os tendões fiquem suscetíveis a lesões. Os tendões perdem elasticidade, aumentando as chances do desenvolvimento da tendinite.

Para evitar que isso aconteça é necessário manter acompanhamento médico, além de tomar medidas para evitar como praticar atividades para reforçar os músculos, evitar movimentos repetitivos, manter uma alimentação balanceada e tomar cuidado com excesso de peso. Essa também é uma causa biológica.

Sobrepeso ou obesidade

Um exemplo de causa química são o sobrepeso ou obesidade. Esse tipo de problema se dá pela falta de uma alimentação balanceada e prática de atividades físicas. Com isso, o excesso de peso do organismo provoca uma sobrecarga afetando diretamente os tendões que não são fortes ou maleáveis quanto ossos e músculos.

A prevenção é sempre o melhor remédio, e para isso aconteça o ideal é manter uma dieta balanceada com muitas frutas, legumes, verduras, carnes e leguminosas. Além disso, é recomendado a prática de atividades físicas, a ingestão de líquidos e o acompanhamento de médicos especialistas.

Quais são os sintomas?

O primeiro sintoma da tendinite é, geralmente, uma dor intensa no local, ou seja, no tendão que está inflamado. Dependendo do caso, movimentar o membro afetado será uma tarefa um tanto quanto desconfortável.

Outras manifestações incluem:

  • limitação do movimento (dificuldade para dobrar e esticar os braços ou pernas, por exemplo);
  • perda de força na área inflamada;
  • calor, vermelhidão e inchaço na área afetada.

Quais são os tratamentos?

Para ter uma reabilitação eficiente e conseguir retomar a qualidade de vida de antes do processo inflamatório, sem dores e limitações de movimentos, é importante realizar os tratamentos para a tendinite de forma adequada.

Quanto mais você se empenhar para colocar em prática o que apresentaremos a seguir, mais rapidamente sentirá melhoras. Os tratamentos são fundamentais, principalmente, nos casos crônicos, já que as dores podem voltar periodicamente.

Medicamentos

Os medicamentos utilizados têm o objetivo de aliviar as dores de imediato e reduzir o processo inflamatório. Assim, são indicados, normalmente, anti-inflamatórios, tanto por via oral como por meio de pomadas e géis, que auxiliarão a aliviar as sensações de dor e queimação. Porém, é importante contar com o auxílio de um profissional, que indicará o remédio com melhor eficácia para cada caso.

O profissional também pode sugerir a aplicação cuidadosa de gelo na região dolorida para ajudar a diminuir a inflamação e, também, aliviar as dores.

O repouso do tendão afetado, principalmente nos casos agudos, também pode ser recomendado com o auxílio de talas. Porém, isso deve ser indicado pelo médico, já que períodos de repouso prolongados podem gerar enfraquecimento e atrofia da região.

Os medicamentos, por si só, não tratam completamente o problema. Também são necessárias outras medidas complementares, tais como as próximas que vamos mostrar.

Fisioterapia

A fisioterapia é importante tanto para analgesia — alivio da dor — da região, com o uso de ultrassom, laser, massagem miofacial, entre outras medidas. Elas servem tanto para fortalecer a musculatura da região quanto para reduzir a perda de força pelo enfraquecimento do tendão no processo inflamatório, reduzindo as chances de reincidência.

​A maioria dos casos de tendinite pode ser tratada de modo bem-sucedido com repouso, fisioterapia e medicamentos para reduzir a dor. É importante reforçar a importância de procurar ajuda especializada nesses casos.

Tratando-se de uma inflamação no tendão, procure por uma clínica de fisioterapia assim que perceber algum tipo de desconforto.

Ginástica holística

A ginástica holística é uma abordagem fundamental para o tratamento da tendinite, tanto nos casos agudos quanto crônicos. Ela é um método de trabalho corporal que utiliza movimentos de baixo impacto para tratar a dor. A ginástica holística atua em três eixos fundamentais:

  • preventivo;
  • terapêutico;
  • pedagógico.

Por meio desse método, é possível fortalecer a região, aumentar a flexibilidade ligamentar, retomar força, além de outros benefícios que vão além do tratamento da tendinite, como:

  • desenvolvimento das capacidades perceptivas, sensoriais e motoras;
  • melhor consciência corporal;
  • melhor equilíbrio;
  • redução do estresse;
  • melhora do quadro de ansiedade;
  • correção postural;
  • relaxamento da mente.

Além disso, ela ajuda a evitar que as dores, tanto crônicas quanto agudas, não retornem posteriormente, sendo uma aliada importante para a reabilitação do paciente.

Outras medidas também devem ser adotadas para minimizar as chances de reincidência das dores:

  • correção de postura;
  • aplicação de medidas de ergonomia de trabalho;
  • realizar fortalecimento muscular, principalmente por meio da prática de atividades físicas e ginástica holística;
  • não exagerar e respeitar o aviso da dor;
  • realizar pausas constantes durante a execução do trabalho (pelo menos 15 minutos a cada 2 horas trabalhadas).

Assim, você consegue poupar seu tendão do impacto constante causado pelos esforços repetitivos e ter uma melhor qualidade de vida, amenizando dores que podem causar sérios desconfortos em sua vida.

FisioClub

O FisioClub é um aplicativo de qualidade de vida. Um app é gratuito e o download pode ser feito de forma simples e rápida. Nele é possível ter acesso a diversas dicas, informações e aulas para ajudar a aliviar dores e sintomas incômodos.

Agora que você sabe o que é tendinite, é essencial conhecer alguns movimentos que você pode fazer em casa mesmo ou durante as pausas em seu trabalho, evitando as dores e a rigidez que o problema pode causar. Quer dicas de práticas para o dia a dia? Veja 4 exercícios para tendinite que podem ser feitos em casa!