A importância dos olhos na postura: uma visão global!

Pouco se fala sobre os olhos. Para a maioria, é apenas mais um dos vários sistemas do nosso corpo, que fica limitado função visual. Mas esse sistema é mais complexo do que se imagina. Um desequilíbrio muscular (retos e oblíquos oculares) pode levar desde uma tensão nos olhos, até uma alteração no alinhamento da coluna, como uma escoliose.

Os olhos são sempre sobrecarregados como órgão da visão, mas também são captores de emoções. Podemos compará-los a uma maquina fotográfica, captando visões que ficam gravadas, não só na parte externa desses órgãos, mas também na parte interna, no nosso sistema temporal. Durante toda vida, os olhos registram memórias no cérebro, sejam elas boas ou ruins. Precisamos trabalhá-los como uma forma de limpar o cérebro, de todas as memórias desagradáveis que vamos captando ao longo da vida.

Sabe-se que, os olhos estão ligados a toda musculatura da face, e consequentemente, a coluna cervical, torácica, e assim sucessivamente, podendo desencadear um efeito biomecânico totalmente distal. Os sistemas somatossensorial cervical (proprioceptivo), vestibular e visual recebem informações referentes à postura, posição e movimentos da cabeça e dos olhos respectivamente. Um desalinhamento muscular desse sistema faz com que a cabeça se posicione de forma diferente para que possamos ver “em linha reta”

Um estudou realizado pelo Laboratório de Biomecânica do Rio de Janeiro, avaliou os distúrbios do controle sensório-motor em pessoas com dor cervical mecânica, e concluiu que “os programas que enfatizam o movimento coordenado dos olhos e a cinestesia cervical sejam eficazes, mesmo quanto utilizados isoladamente, reduzindo a administração de medicação, diminuindo a dor cervical e restaurando a noção de posição articular.”, ressaltando mais uma vez a importância desse sistema.

Óculos e lentes são importantes para muitas pessoas não vivem sem eles, porém, não agem sob o verdadeiro foco do problema. Quanto mais os usamos, mais nossos olhos ficam acomodados. Esses acessórios imobilizam nossos olhos, nos levam a fixar nosso olhar, e quanto mais fixo, mais tensão desencadeia sob os músculos da face e pescoço. É preciso trabalhar exercícios específicos que tratam a causa dos problemas visuais.

A fixação dos olhos é um dos maiores fatores de dificuldade do sono. A fase principal do sono, denominada Rapid Eye Movement, do inglês, Movimento Rápido dos Olhos, em que os olhos fazem um movimento continuo e rápido, é o momento de maior relaxamento do corpo, o momento em que sonhamos. Se tivermos o hábito de fixação do olhar durante todo o dia, afetamos diretamente na parte mais importante do sono, e consequentemente, no efeito regenerador e na sua qualidade.

Outro fator que leva a tensão dos olhos, é como se adaptam a luz, seja ela solar ou ambiente. Os olhos não devem ficar tensos ao se confrontarem com a luminosidade. Se usarmos óculos escuros o tempo todo, estamos fazendo com que eles tenham mais dificuldade de se habituar a luz natural. Para melhorar isso, devemos expô-los a luz gradativamente, para que assim eles se acostumem a isso.

Se interessou? Acesse: nosso instagram e confira todas as dicas @instituto.patricialacombe