Ginástica Holística frente a pandemia

O ano de 2020 se iniciou com uma crise histórica: a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Um estudo publicado na Journal of the American Medical Association (JAMA) levou em conta os casos de novo coronavírus na cidade de Nova York. Considerando 2.634 pacientes que estavam hospitalizados na região, 320 (12,2%) precisaram de ventilação mecânica invasiva.

Parte da população que se infectou, em especial aqueles que pertencem aos grupos de risco, necessitam de internação em UTIs, e até mesmo de intubação para ventilação mecânica invasiva. Sabe-se que durante esse período, os pacientes tendem a perder 30-40% da massa muscular, principalmente em musculatura respiratória, além de todo um conjunto de incapacidades funcionais, cognitivas e psicossociais adquiridas ou agravadas após a permanência na terapia intensiva.

Frente a isso, o Instituto Patrícia Lacombe desenvolveu o Protocolo Covid-19, específico para esses casos. Usando o Método Ginástica Holística, com uma sequencia de movimentos que favorecem a amplitude articular, o fortalecimento, bem como o equilíbrio corporal global, o protocolo consta de aulas semanais e diárias, que podem ser acessadas pelo usuário quando e onde ele quiser pela plataforma FisioClub, alem do acompanhamento de um fisioterapeuta capacitado através de Telerreabilitação. O Programa foi desenvolvido por Patricia Lacombe e será executado nas cidades de São Paulo e Campinas, mas pode ser estendido para qualquer outra cidade que tenha interesse em utiliza-lo.

O Instituto firmou parcerias com duas grandes operadoras de saúde e será responsável pelo acompanhamento destes casos. Nosso objetivo é captar pacientes que permaneceram um longo período de tempo em Unidades de Terapia Intensiva por conta do Covid-19, e usando esse protocolo, trabalhar com movimentos da Ginástica Holística no sentido de reabilitar os sistemas musculoesquelético e respiratório desses pacientes. Após a finalização do tratamento, será feita a compararão entre a avaliação pré e pós-tratamento, para que assim possamos constatar os efeitos da Ginástica Holística no Covid-19. Estes resultados coletados serão fruto de uma publicação de mais de 400 casos atendidos servindo como referência cientifica para trabalhos futuros.