Influência da Postura na Personalidade

 

Como já foi dito, e comprovado, o corpo é um reflexo de como nos sentimos por dentro. Doenças como Stress, Ansiedade e Depressão influenciam diretamente na nossa expressão corporal, e consequentemente, na nossa postura. Mas seria possível que a postura, por vias aferentes, influenciasse em como nos sentimos?

Sim! Uma pesquisa norte-americana mostrou que a boa postura aumenta os níveis de testosterona, nos tornando mais confiantes, focados e dispostos. A ruim, por outro lado, estimula a produção de cortisol, o hormônio diretamente ligado ao estresse. Excessos de cortisol nos tornam fracos e desanimados.

A qualidade dos nossos pensamentos está diretamente ligada à nossa postura corporal. Se estamos felizes, altivos, com os ombros eretos e cabeça erguida dificilmente teremos pensamentos negativos, porém, se a postura é a chamada colapsada, aquela na qual o indivíduo está com os ombros caídos e sempre olhando para baixo, a tendência é ocorrer frequentemente maus pensamentos. Curvar a coluna pode diminuir os níveis de energia e aumentar a prevalência de pensamentos e memórias negativas como desespero, desamparo ou derrota.

Alguns trabalhos também sugerem que a postura afeta, mesmo que inconscientemente, nossas tomadas de decisão. Os pesquisadores descobriram que passar o dia em poses mais expansivas, com a coluna ereta e os braços estendidos tendem a fazer as pessoas se sentirem com mais controle das próprias escolhas, e seguras para fazer apostas arriscadas. Posturas retraídas, por outro lado, aparentam minimizar estas tendências.

Um estudo de Harvard aponta que as posturas influenciam a nossa química cerebral e nosso poder de decisão. Com o peito aberto, tronco reto e queixo levantado (postura expansiva), os pesquisados apresentaram aumento em 19% de testosterona, o hormônio da liderança, e 25% de redução do cortisol, responsável pelo estresse. O inverso ocorreu com aqueles que ficaram sentados, de braços cruzados.

Com o Método Ginástica Holística, a partir de movimentos que trabalham o corpo de forma global, podemos desenvolver nossa postura, alcançar o equilíbrio corporal, e mais importante, nos adequar a isso, sem a necessidade de nos policiarmos a todo momento. O Instituto Patrícia Lacombe possui um protocolo especifico para postura e equilíbrio da coluna desenvolvido pela única formadora do Método no Brasil, Patrícia comprova seus resultados há anos com diversos casos de pacientes que referiram melhora da postura, da dor, e da qualidade de vida, alem das necessidades cirúrgicas reduzidas em 94%.

Se interessou? Acesse nosso Instagram para mais informações: @instituto.patricialacombe