Comunicação Não Verbal

Comunicação não verbal é toda comunicação que realizamos com o nosso corpo, sem o uso da palavra falada, como gestos, postura e contato visual. É um processo de interação no qual compartilhamos mensagens, ideias, sentimentos e emoções, podendo influenciar o comportamento das pessoas que, por sua vez, reagirão a partir de suas crenças, valores, história de vida e cultura.

A força da comunicação não verbal mostra que não é necessário falar para que outra pessoa entenda nossa mensagem/objetivo, ou simplesmente como nos sentimos naquele momento. Estudos demonstram que 55% dos sentimentos são expressos através da comunicação não verbal, 38% pela voz e somente 7% são representados por palavras. Segundo Gaiarsa “aquilo que de mim eu menos conheço é o meu principal veículo de comunicação”.

Considerando que a capacidade de ouvir e compreender o outro inclui não apenas a fala, mas também as expressões e manifestações corporais como elementos fundamentais no processo de comunicação, a Cinésica, ou seja, o estudo da linguagem corporal assume um papel importante na decodificação das mensagens recebidas durante as interações profissionais ou pessoais.

O que seria estar “dentro de nossas mentes de forma plena”? Seria promover o autoconhecimento? E como podemos começar a compreender esses gestos inconscientes, para que assim, possamos controlar da melhor forma como nos expressamos, como nos mostramos para o mundo?

Patricia Lacombe é a única formadora de uma metodologia no Brasil e na América do Sul que consta com mais de 800 movimentos que são capazes, através movimentos simples, de modificar completamente a sua estrutura corporal, levando ao autoconhecimento e a partir dele, podemos compreender aquilo que realmente sentindo, e consequentemente, por que nosso corpo esta se expressando dessa forma, o primeiro passo para dominarmos nossa comunicação não verbal.

Se interessou? Acesse nosso Instagram para mais conteúdo: @instituto.patricialacombe

Para conhecer mais sobre nossos protocolos acesse: app.fisioclub.com.br