Tratamento fisioterapêutico online: veja como é possível

A telereabilitação é um método alternativo de fisioterapia que busca promover o tratamento de diversas condições de saúde de forma remota

Você sabia que é possível realizar tratamento fisioterapêutico de forma remota? Isso mesmo, a telefisioterapia, ou telereabilitação, é um método alternativo para promover saúde aos pacientes mesmo à distância. Para que isso seja possível, o profissional e o paciente devem estar conectados via internet, sendo necessário apenas um celular ou computador para receber o atendimento.

No Instituto Patrícia Lacombe, a telereabilitação é aplicada com o método da Ginástica Holística, ou seja, uma sequência de movimentos que envolvem o corpo como um todo e favorecem a amplitude articular, o fortalecimento e o equilíbrio corporal.

Essa atenção global ao corpo humano promove a recuperação da saúde e, não menos importante, entrega qualidade de vida. Isso porque o principal objetivo é atuar na causa da dor, e não apenas nos sintomas. Além disso, a ginástica holística é capaz de tratar aspectos psicológicos por meio da respiração e do relaxamento mental.

Assim, é possível atingir um bem-estar mais perceptível e duradouro. Tudo isso mesmo de forma remota!

 Pandemia despertou aplicação da telereabilitação pelo mundo

 A telereabilitação é uma forma de tratamento alternativa, que já é utilizada há muitos anos nos Estados Unidos, Canadá e diversos países da Europa, mas foi durante a pandemia da Covid-19 que ela se espalhou pelo mundo.

 O Instituto Patrícia Lacombe já trabalhava com a aplicação da Ginástica Holística por meio de uma plataforma digital chamada FisioClub. A ferramenta potencializou o atendimento, mesmo a distância, a reabilitação dos sistemas musculoesquelético e respiratório de pacientes que sofriam as consequências da Covid-19.

 Dessa forma, o método diminui consideravelmente o risco de uma nova contaminação.  Afinal, ele possibilita que os pacientes tenham acesso ao tratamento de saúde sem precisar se expor a um ambiente clínico ou hospitalar caso estejam enfrentando um quadro delicado de saúde.

 Resultado positivo: estudo comprova eficácia da telereabilitação

 A eficácia do tratamento remoto no Instituto Patrícia Lacombe foi comprovada por meio de um estudo de coorte com 72 pacientes, comparando o tratamento fisioterapêutico presencial com o teleatendimento. Para isso, os pontos avaliados foram a redução de dor, de incapacidade e de medicamentos.

 Dos pacientes que apresentaram redução nas dores, 51% estavam fazendo o tratamento remotamente. Já em relação aos pacientes que tiveram medicação reduzida diante dos resultados do tratamento fisioterapêutico, 28% deles fizeram telereabilitação, enquanto 21% estavam no atendimento presencial.

 O resultado mais expressivo foi sobre a redução da incapacidade. 72% dos pacientes em tratamento com a Ginástica Holística tiveram evolução em seus desempenhos. Destes, 73% são pacientes da telereabilitação.

 Com base nesse estudo, pudemos perceber que a fisioterapia online se mostrou tão eficaz quanto o atendimento presencial, inclusive com resultados superiores.

 Por que a fisioterapia remota ainda tem desafios?

A tele fisioterapia é cheia de vantagens, mas também apresenta algumas barreiras. Para os pacientes que não possuem fácil acesso à internet, ou que têm mais dificuldades com a tecnologia, o método pode gerar algumas inseguranças. Por isso, é importante afirmar que, durante o atendimento, haverá sempre o acompanhamento de um profissional para fazer todas as orientações necessárias, mesmo através das telas.

 Apesar dos desafios, a telereabilitação garante a praticidade de adaptar o tratamento à rotina, sem precisar fazer longos deslocamentos. Para ser atendido em casa, não são necessários equipamentos ou materiais específicos. Basta ter acesso à internet, um celular ou computador em mãos e um espaço para executar os exercícios indicados.

Leve essa qualidade de vida para a sua casa

Mesmo em um cenário pós-pandemia, a telereabilitação se apresenta como uma excelente alternativa em protocolos de ortopedia, geriatria, reumatologia, estética, ginecologia e urologia, psiquiatria, oftalmologia, além de tratamento para doenças respiratórias e sequelas da Covid-19.

Para que o paciente não precise se deslocar para realizar seu tratamento e recupere o seu bem-estar, no Instituto Patrícia Lacombe é feita uma avaliação online, por meio da plataforma Google Meet, com um fisioterapeuta que fará o direcionamento ideal para cada caso, podendo seguir para a telereabilitação em grupo ou individual.

Para que esse serviço se torne ainda mais acessível, o Instituto trabalha com os convênios Vivest, Sulamérica, Vera Cruz e Notredame (Advance 600, Advance 600A e Premium 800 Lasa), fazendo também atendimentos particulares.Se você deseja a facilidade de fazer seus tratamentos com acompanhamento profissional, mas no conforto de casa, venha para o Instituto Patrícia Lacombe.

Entre em contato pelo telefone (19) 3751.4000 ou e-mail instituto@patricialacombe.com.br e acompanhe nosso perfil no Instagram (@instituto.patricialacombe).