A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA PARA OS IDOSOS

Entenda tudo o que é importante, relevante e necessário para ter autonomia na terceira idade!

Prolongação da vida no século XX:

No século XX presenciamos muitos avanços tecnológicos e na medicina, possibilitando a prolongação da vida. De acordo com uma pesquisa feita em 2016 pela Fundação Seade, nos anos 2000 – 2014, a sobrevivência em média passou de 72,39 anos a 75,91, tendo o índice de aumento de 4,8% nesse intervalo de 14 anos.

Isso devido a circunstância avançada que nos encontramos hoje e os tratamentos e acompanhamentos oferecidos desde cedo para manter a disponibilidade e autonomia por mais tempo.

Ação pioneira feita baseada nos dados de Campinas:

Oferece de ação pioneira realizada em São Paulo, um programa baseado na Política Nacional da Saúde da Pessoa Idosa. Ele uniu propostas como a SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) com um Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI) e assim, os pacientes podem ser encaminhados para tratamentos especializados pelo profissional da área.

O que Campinas oferece para essa parte de sua população? 

A invenção da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi um grande avanço, fazendo com que a pessoa idosa tenha com si um documento com todos seus dados, ao mesmo tempo, os profissionais acompanham as atualizações, agendamento, entre muitos outros.

Outro projeto oferecido é da Secretaria Municipal dos idosos. Um site que junta todas as informações de como doar sangue até ligar para o SAMU ou se manter informado sobre os casos da Covid-19 e possíveis riscos.

Ainda por cima, encontra-se o Centro de Referência do Idoso, que reconhece o Idoso com um Indivíduo acima dos 60 anos ativo e preservado. Identificaram assim, a necessidade da criação de um centro de ajuda voltado a esse público e assim surgiu essa ideia.

Este centro, tem o objetivo de atender de forma interdisciplinar e intensiva o idoso frágil, avaliado brevemente com base na Unidade Básica de Saúde. Por vez, quando seus critérios são preenchidos, começam esse projeto que tem a duração em média de 6 meses.

Autonomia dos Idosos em Campinas:

Campinas, por mais que tenha uma grande quantidade de idosos e um alto índice de vida, são poucas as clínicas de tratamento e auxílio aos idosos, encontrasse mais casas de repouso sujeitas a internação .

Por mais que tenha Pilates de um lado e hidroginástica do outro, Campinas carece a referência de tratamento de Saúde voltado a devolver a autonomia que os Idosos tanto idealizam.

O que o Instituto de Fisioterapia, Instituto Patrícia Lacombe oferece a respeito ?

Pela mesma razão, o Instituto de Fisioterapia, Instituto Patrícia Lacombe, oferece a todos com um destaque na saúde idosa, um método de auto consciência corporal e de alterações posturais, para garantir uma melhor condição de vida do paciente.

Tem publicado, um Livro chamado; “Seu Corpo Revela a Sua História,” que encoraja a todos começarem a cuidar do corpo desde de já, por que o que você faz  hoje resulta em seu futuro. Se tornou assim uma das únicas clínicas em Campinas a oferecer tratamento híbrido, personalizado e internacional para todas as faixas etárias.

Para você começar agora cuidar da sua saúde, o Instituto Patricia Lacombe trabalha com os convênios Vivest, Sulamérica, Vera Cruz e Notredame (Advance 600, Advance 600A e Premium 800 Lasa), realizando também atendimentos particulares. Se você deseja conquistar sua autonomia novamente, venha para o Instituto Patrícia Lacombe.

Entre em contato pelo telefone (19) 3751.4000 ou e-mail instituto@patricialacombe.com.br e acompanhe nosso perfil no Instagram (@instituto.patricialacombe).