Entenda a relação entre sobrepeso e problemas na coluna

Você sabia que o excesso de peso está diretamente relacionado aos problemas na coluna? Afinal, uma pessoa obesa tem mais gordura acumulada no abdômen, o que sobrecarrega as costas, especialmente a região lombar.

Como consequência disso, diversas doenças podem se desenvolver, o que acaba ocasionando dores, desconforto e perda em termos de qualidade de vida. Quer descobrir qual a melhor forma de evitar esses problemas? Neste post, vamos ensinar. Acompanhe!

Problemas na coluna associados ao sobrepeso

Elencamos os principais problemas na coluna gerados pelo excesso de peso para que você entenda melhor sobre essa relação e crave uma luta contra a balança.

Hérnia de disco

Uma pessoa obesa apresenta mais riscos de ter hérnia de disco, pois a obesidade sobrecarrega a coluna vertebral e pressiona os discos localizados entre as vértebras, que protegem os ossos do atrito e permitem a movimentação da estrutura.

Isso acontece quando o disco sai de sua posição normal, o que pode comprimir os nervos e a medula espinhal. Ela é mais comum na região lombar, e a dor é seu primeiro e principal sintoma, a qual se intensifica com a evolução do problema.

Osteoporose

Muita gente nem imagina que o sobrepeso está associado ao desenvolvimento da osteoporose, mas esses dois males têm uma grande ligação! Se a pessoa é sedentária, então, as chances de desenvolver a doença são ainda maiores.

Como a obesidade acontece por causa de uma alimentação inadequada, isso significa que as vitaminas e os nutrientes necessários para deixar os ossos fortes e resistentes não serão ingeridos nas quantidades ideais. Além disso, todo o excesso de peso sobrecarrega os ossos da coluna, o que os deixa mais fracos e quebradiços.

Lombalgia

A dor na região lombar é mais comum entre pessoas obesas, que também podem apresentar uma sensação de queimação e formigamento que se estende para as pernas. Alterações na postura, frequentes em casos de obesidade, intensificam ainda mais o problema.

Boas práticas de cuidados com a coluna

Para preservar a saúde da sua coluna, além de perder peso, é recomendado mudar alguns hábitos para ter uma vida mais saudável.

Fortalecer a musculatura

Uma musculatura fraca não oferece a sustentação adequada à coluna, o que pode resultar em dores e doenças. Por isso, é muito importante praticar exercícios específicos para fortalecer e alongar a musculatura, como a ginástica holística.

Mantenha os ossos fortes e saudáveis

Para reduzir as chances de ter osteoporose, é muito importante investir em medidas que deixem os ossos mais fortes e resistentes, como o consumo de alimentos ou suplementos com cálcio e vitamina D, além da prática de exercícios físicos.

Exercite-se regularmente

Fazer uma atividade física é indispensável para diminuir as chances de lesões e dor nas costas. Por isso, não deixe de se movimentar — nesse processo, contar com a orientação de profissionais especialistas é o mais recomendado para proteger a sua saúde.

Instituto Patrícia Lacombe

Referência em tratamento e prevenção de problemas na coluna, o Instituto Patrícia Lacombe é uma empresa de fisioterapia que utiliza o método da Ginástica Holística. Com uma equipe treinada e estrutura de qualidade, oferecemos um atendimento de excelência para tratar problemas relacionados à alteração postural, frequente entre os obesos.

Agora que você já sabe mais sobre a relação entre problemas na coluna e excesso de peso, não deixe de aplicar nossas dicas para evitar lesões — isso é essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida!

Já sofreu com dor nas costas? Deixe seu comentário contando a sua experiência. Até a próxima!