Qual a importância do alinhamento postural e como melhorá-lo?

“Corrige essa postura, menina!” Esse conselho típico das nossas avós não poderia ser mais sábio. Contudo, saiba que ele não tem a ver apenas com uma coluna ereta e uma aparência impecável ou mais confiante. O alinhamento de postura, na verdade, traz mais benefícios à saúde (e ao corpo todo) do que apenas a questão estética.

Uma postura inadequada, ao longo dos anos, pode trazer dores crônicas, bem como problemas difíceis de tratar na coluna cervical, lombar e ciática. Além disso, pode causar outros males relacionados às articulações, musculaturas e ossos.

A boa notícia é que a ginástica holística pode ser uma grande aliada da sua postura. Quer saber como melhorar esse alinhamento a partir de agora? Confira nas próximas linhas!

Como a ginástica holística pode ajudar no alinhamento postural?

Como dissemos, a ginástica holística é um método de trabalho corporal que vai ajudar a saúde da sua coluna e de todo o corpo por meio de práticas pedagógicas, preventivas e terapêuticas.

Auxiliando na consciência corporal, ela ensina a usar o corpo da melhor forma em cada atividade a ser executada. Além disso, age simultaneamente sobre a respiração, o tônus muscular e o equilíbrio — fatores fundamentais para uma postura alinhada.

O fortalecimento dos músculos das costas e da região abdominal, inclusive, é crucial para conquistar bons resultados. Afinal, quando eles estão enfraquecidos, há uma tendência maior de que os ombros fiquem caídos e voltados para frente, por exemplo.

Quais são as outras práticas que podem ajudar a manter a postura alinhada?

Algumas atitudes e mudanças de hábitos também podem ajudar você a manter a sua postura mais alinhada. Veja só!

Pratique exercícios regularmente

São inúmeros os benefícios da prática de atividades físicas, não é mesmo? Entre eles, podemos citar o fortalecimento dos músculos, fator indispensável para uma boa postura.

Dependendo do tipo de exercício que você escolher, trabalhará ainda a respiração e o equilíbrio, aspectos que também contribuem para manter o alinhamento da coluna.

Tenha consciência corporal

Na maior parte do tempo, mantemos muitos hábitos posturais errados — e, na maioria das vezes, sabemos disso. Ter consciência do nosso corpo e estar em constante vigilância para evitar posturas inadequadas é essencial.

Por isso, mantenha-se atento às suas posições ao longo do dia: ao sentar-se, deixe os pés no chão e as costas apoiadas; ao buscar algo no chão, abaixe-se, flexionando os joelhos; ao deitar para dormir, utilize travesseiros de apoio entre as pernas.

Essas são atitudes simples de educação postural, mas que, com o passar dos anos, podem trazer grandes benefícios à sua postura e à saúde da sua coluna.

Conte com um protocolo de tratamento especializado

A tecnologia tem nos ajudado em muitos setores, e a saúde também tem sido bastante contemplada por ela. Existem, atualmente, aplicativos que podem oferecer tratamentos personalizados para o alinhamento postural e outros problemas.

Lembre-se apenas de certificar-se de que a ferramenta é confiável, desenvolvida e acompanhada por profissionais especializados no assunto.

Como você pôde ver, o alinhamento de postura é uma questão que deve ser levada a sério, especialmente se você busca qualidade de vida. Afinal, uma boa postura tem influência direta na melhora da saúde, no alívio de dores, na condição física e, até mesmo, na autoestima.

Se este artigo foi útil e você conhece outras pessoas que precisam de informações sobre o alinhamento postural, compartilhe este conteúdo agora mesmo em suas redes sociais. Até a próxima!