Veja 4 dicas para o alívio da dor na coluna e no corpo em casa

Quem sofre com dores na coluna e no corpo sabe que o alívio da dor é capaz de transformar o dia, tornando tudo melhor. Se você sente esses incômodos, saiba que não está sozinho. A lombalgia (ou dor na lombar) é a principal causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros, segundo informações da Previdência.

No dia a dia, além de impossibilitarem as atividades (das mais rotineiras às mais pesadas), as dores podem fazer com que a pessoa comece a utilizar medicamentos sem a real necessidade e sem receita médica, abrindo portas para outros tipos de problemas.

Felizmente, é possível encontrar o alívio da dor na coluna e no corpo por meio de práticas simples, que podem ser feitas sem sair de casa. Quer algumas sugestões? Basta continuar lendo este texto!

1. Faça alongamentos

Muitas das populares dores nas costas, são provenientes de alterações da postura, que, por sua vez, podem estar sendo causadas pela contratura muscular.

Para evitar esse tipo de problema, o alongamento pode ser um grande aliado. Por meio dele, é possível encontrar alívio para dores na lombar, cervical e ciática.

Mas atenção: antes de começar, é fundamental buscar orientação de um profissional, a fim de conhecer os movimentos mais indicados para o seu caso.

2. Cuide do alinhamento da postura

Como dissemos, nossa postura tem influência direta nas dores que surgem na coluna ou no corpo sem nenhum motivo aparente. Por isso, é essencial vigiá-la durante o dia e também na hora de dormir.

Veja algumas dicas para preservar a sua coluna:

  • ao sentar-se, mantenha os pés apoiados no chão e as costas totalmente apoiadas no encosto;
  • evite ficar curvado ou inclinado;
  • para pegar objetos no chão, abaixe-se, flexionando os joelhos;
  • ao calçar os sapatos, prefira sentar-se e trazer os pés aos joelhos.

Na hora de dormir, algumas atitudes também são importantes para manter a sua coluna alinhada:

  • de lado: use um travesseiro de apoio entre as pernas;
  • de bruços: use um travesseiro embaixo da barriga;
  • de barriga para cima: use um travesseiro abaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos.

3. Invista nas compressas quentes

As compressas em diferentes temperaturas têm o poder de diminuir vários incômodos em nosso corpo, como cólicas, machucados provenientes de quedas e, claro, dores nas costas e em outras áreas.

Quando mornas, promovem a dilatação dos vasos sanguíneos e diminuem a tensão dos músculos, garantindo relaxamento — ideal para as dores na coluna.

Apenas tome cuidado, pois a compressa quente pode queimar a pele. Teste a sua sensibilidade e use sempre um pano fino entre a pele e a bolsa.

4. Use acessórios específicos

Hoje em dia, existem diversos produtos que ajudam a aliviar as dores na coluna e que auxiliam na locomoção, como cintas, faixas e coletes, Em sua grande maioria, as peças servem para dar sustentação à coluna e ao corpo. Ao garantir mais firmeza à postura, as articulações deixam se ser sobrecarregadas e a dor é diminuída.

Também estão disponíveis no mercado diversos acessórios, como almofadas, assentos e encostos, que ajudam a distribuir o peso e os esforços de maneira uniforme, além de induzirem à postura correta.

Vale lembrar que a dor crônica, aquela sentida por meses de forma contínua, não pode ser ignorada, pois é um sinal transmitido pelo organismo de que algo está errado. Por isso, buscar ajuda profissional é sempre a melhor opção.

Outra excelente forma de encontrar o alívio da dor — e mais saúde para todo o corpo — é por meio da ginástica holística. Esse trabalho corporal é capaz de atuar de forma preventiva e terapêutica, cuidando do organismo (e de suas enfermidades) de uma forma global. Por fim, destacamos que você também pode encontrar dicas incríveis para aliviar as dores diretamente no seu celular. Basta baixar o aplicativo FISIOClub!

Quer saber mais sobre a ginástica holística e seus benefícios para a coluna e o corpo? Acesse o nosso site e transforme a sua qualidade de vida!