Protocolo de tratamento fisioterapêutico: O que é levado em conta?

Você sabe o que é um protocolo de tratamento fisioterapêutico? Esse documento, elaborado de acordo com os melhores métodos disponíveis para determinada condição de saúde, é a melhor forma de garantir a recuperação completa de uma pessoa.

Quer descobrir como ele é feito? Neste post, vamos explicar melhor sobre os protocolos, sua importância e elaboração. Vamos lá?

O que é protocolo de tratamento fisioterapêutico

Trata-se de um documento que estabelece critérios para o tratamento fisioterápico mais adequado a uma condição de saúde, como artrite reumatoide, fibromialgia, osteoartrose, entorse de tornozelo e diversas outras.

Nesse documento são relatadas diversas informações, como as metodologias que devem ser utilizadas, semana a semana, o acompanhamento necessário durante a recuperação e os resultados terapêuticos esperados, com expectativa da melhora completa do paciente.

O protocolo de tratamento fisioterapêutico deve ser elaborado com base em evidências científicas, ou seja, em outros tratamentos que já deram certo para uma mesma condição. Assim, são considerados critérios como eficácia, efetividade, segurança e custo-benefício das metodologias.

Atualmente, o número de produção de publicações de protocolos clínicos em fisioterapia em todo o mundo não para de crescer, o que indica o valor desse documento na prática da profissão.

Qual a sua importância para o paciente?

Quando um tratamento fisioterapêutico segue um protocolo clínico, construído para diminuir a variabilidade na conduta profissional e proporcionar um atendimento de qualidade ao paciente, a recuperação do indivíduo é mais fácil e completa, visto que tudo será realizado de acordo com as melhores técnicas disponíveis no momento.

Como ele é elaborado?

Para elaborar um protocolo de tratamento para o paciente, o fisioterapeuta precisa seguir alguns passos. O primeiro deles trata-se da avaliação inicial, em que o profissional analisa a condição clínica, os sintomas, as queixas e as dificuldades da pessoa, etapa que acontece logo no primeiro atendimento.

Na sequência, o fisioterapeuta verifica qual é a melhor conduta a ser seguida na reabilitação do paciente, ou seja, o tratamento mais eficaz e comumente utilizado atualmente para amenizar os sintomas e resolver seus problemas de saúde.

O protocolo é definido para um determinado período de tempo de sessões de fisioterapia, que também podem ser associadas a outras medidas, como uso de medicamentos, aplicação de gelo, prática de exercícios de fortalecimento, alongamento, repouso ou imobilização.

A cada etapa, o profissional faz o acompanhamento do paciente e avalia a sua evolução, podendo adaptar algumas práticas do protocolo para que os resultados sejam ainda melhores.

Assim, ao finalizar a terapia, as chances de que um indivíduo esteja completamente recuperado são muito maiores, sendo esse o objetivo final de todo tratamento.

Como vimos, o protocolo de tratamento fisioterapêutico é um documento utilizado a fim de garantir que o método adequado para solucionar seus problemas será aplicado.

Agora, que tal aproveitar que já está por aqui para descobrir o que é bioergonomia — você já ouviu falar nesse termo? Leia nosso post sobre o assunto e descubra como essa técnica pode melhorar a sua saúde. Até mais!