Alongamento de pernas e pés: confira a importância e saiba como fazer

Nossos membros inferiores trabalham muito. Carregam nosso peso, o impacto das pisadas e auxiliam na postura. Ficam apertados e desconfortáveis algumas vezes por conta de uma roupa, acessório ou sapato. Portanto, é preciso cuidar deles.

Você sabia que o alongamento para as pernas pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, prevenir e tratar diversos problemas?

Para descobrir a importância de se alongar e conferir dicas de posturas e movimentos não deixe de ler o post que preparamos para você!

A importância do alongamento para pernas

Há quem pense no alongamento para pernas apenas quando vai à academia ou pratica exercícios físicos. Mas a verdade é que nossos membros inferiores são fundamentais para a nossa rotina. Afinal, o simples fato de andar até o escritório ou sentar e levantar exige dos nossos membros inferiores.

Por isso, alongar é de extrema importância. Alongamentos previnem desgastes musculares, reduzem a tensão, relaxam, melhoram a circulação e o equilíbrio do corpo. Além disso, ao incorporar essa prática à sua rotina você garante mais flexibilidade e diminui as chances de uma lesão, seja no início ou no final da jornada.

A prática da ginástica holística pode ser uma ótima forma de trabalhar o corpo e a mente com técnicas suaves para alongar, relaxar e fortalecer a musculatura.

Alongamento como tratamento e prevenção

A maioria de nós já sofreu pelo menos uma vez com cãibras. Quando menos se espera, surge uma onda intensa de dor provocada pela contração involuntária dos músculos. Você sabia que o alongamento para pernas e pés pode ajudar a preveni-las?

Quem trabalha muito tempo em pé ou sentado também pode aproveitar esses exercícios para evitar dores e descansar. Estabeleça algumas pausas na rotina para alongar e evite problemas como varizes e tromboses.

Em um estudo divulgado recentemente, a habilidade de tocar os pés mostra a flexibilidade dos músculos da panturrilha e das artérias coronárias. Isso é importante pois são elas as responsáveis pela chegada de oxigênio e nutrientes ao músculo. Quanto mais alongadas, maior a capacidade. Ainda não há comprovação no que diz respeito às doenças do coração, mas é fato que atividades físicas regulares ajudam na prevenção.

Dicas de alongamentos

Agora que você já entendeu a importância e algumas das muitas aplicações do alongamento para pernas e pés, é chegada a hora de colocar os conhecimentos em prática. Vamos conhecer agrupamentos de músculos a fim de realizar o alongamento para as pernas de forma sistêmica.

Panturrilha, calcâneo e tendão de aquiles

Em pé, pés paralelos. Apoiar um antepé sobre o tijolinho ou uma lista telefônica, mantendo o calcanhar apoiado no chão e alinhado com o dedão. Dar um passo a frente com o outro pé, do tamanho que o alongamento da perna no tijolinho permitir. Manter o joelho da frente um pouco dobrado e o corpo alinhado em um bom eixo.

Contar 30 segundos e repetir mais 2 vezes. Sentir os apoios dos pés no chão. Fazer na outra perna. Repetir o mesmo procedimento dobrando um pouco os dois joelhos ao mesmo tempo. Nessa posição, alonga-se mais o tendão de Aquiles.

Tornozelo

Deitado de barriga para cima, pernas dobradas com pés alinhados. Levantar uma perna para o teto. Na inspiração, levar a ponta dos dedos para cima, como se acelerasse um carro. Na expiração, levar a ponta dos dedos para a canela, como se mostrasse a sola do pé para o teto, apontando o calcanhar para cima. Manter o quadril bem apoiado no chão com o joelho levemente dobrado.

Fazer essa sequência 10 vezes. Relaxar, esticando as pernas no chão. Repetir do outro lado. Pode ser acompanhado de um trabalho maior para os pés. Ao acelerar, aproximar dedos como se fizesse um bouquê de violetas. Ao puxar para a canela, abrir dedos como uma pata de leão.

É um movimento mais forte, pois exige força abdominal. Tonifica toda a perna e alonga ao mesmo tempo. Pode ocorrer o aparecimento de cãibra.

Posterior da coxa

Deitado de barriga para cima, uma perna vai dobrar na direção do tórax e a outra fica esticada; a mão do mesmo lado fica em cruz, enquanto a mão do lado oposto sobre o joelho puxando em direção ao chão. Manter por 30 segundos. É um movimento que vai alongar toda parte posterior da coxa ajudando na extenuante de quadril.

Anterior da coxa

Deitado de barriga para baixo, vamos dobrar uma perna e segurar o pé com a mão do mesmo lado. Manter por 30 segundos. Esse movimento vai alongar toda a parte anterior da coxa, ajudando também na flexão do quadril.

Essas foram algumas dicas de alongamento para as pernas. É importante destacar que a ginástica holística é um método que permite fazer todos esses alongamentos, aliviando as dores musculares a das articulações da perna, preparando o seu corpo para as atividades físicas e do dia a dia.

Agora que você já sabe como alongar as pernas, gostaria de realizar uma corrida? Mas tenha cuidado com a postura da coluna. Descubra nesse texto como correr de forma adequada para não prejudicar a coluna.