Ginástica holística: 5 benefícios indiscutíveis

Quem sofre com dores nas costas sabe que não é fácil encontrar uma maneira de eliminar ou aliviar os sintomas. Várias são as técnicas que prometem melhorias e poucas são realmente eficazes. Mas uma delas vem se destacando mundo afora.

Realizada sem o auxílio de aparelhos, os benefícios da ginástica holística vão da melhora da respiração ao maior equilíbrio corporal. A técnica, desenvolvida na França, usa o próprio corpo como ferramenta para realizar 800 movimentos que trabalham desde os dedos do pé ao globo ocular.

Confira, neste post, 5 benefícios que essa prática pode trazer a você!

1. Os sintomas não reaparecem

Pessoas que buscam por métodos tradicionais, como fisioterapia convencional, tendem a apresentar os problemas depois de algum tempo após o fim do tratamento. Isso ocorre porque os aparelhos utilizados focam no sintoma.

Já a ginástica holística busca tratar as causas dos problemas associando os movimentos com conhecimentos de biomecânica e anatomia. Dessa forma, chega-se à origem das dores e problemas posturais, podendo eliminá-los, corrigi-los ou evitá-los.

2. Ajusta o corpo

Os movimentos da ginástica holística mexem com o corpo todo, não apenas com um grupo muscular específico. Isso faz com que os músculos profundos normalmente pouco trabalhados sejam ativados.

Aparentemente, os exercícios são simples, mas ajustam o corpo inteiro. Por isso, é comum que, após a prática, as pessoas tenham a sensação de que as pernas estão mais longas e relaxadas.

3. Alinha a postura

Dentre os benefícios da ginástica holística, está o alinhamento da postura. Isso porque, nessa modalidade, o instrutor não demonstra os exercícios, apenas os descreve. Assim, os alunos desenvolvem a consciência corporal e passam a perceber como é sua própria estrutura física e como funciona.

Essa noção ajuda a arrumar a postura e a utilizar o corpo da melhor maneira para cada atividade, evitando fadigas, lesões, dores e desgaste prematuro. O alinhamento da postura permite dormir melhor e executar as atividades cotidianas com mais eficácia, o que resulta em um ganho psicológico expressivo.

4. Alivia dores musculares

Os exercícios fazem você entender o funcionamento do aparelho motor e das estruturas musculares, tornando possível reeducar o corpo para o alinhamento e execução de atividades corretos. Isso tem impacto direto nas dores e inflamações.

Esse autoconhecimento promovido pela ginástica holística vai além do alívio dos sintomas, permitindo que os praticantes corrijam a causa dos problemas, eliminando-os por completo.

5. Promove o relaxamento

Corpo e mente estão sempre interligados, e um pode influenciar no outro. Alguns pontos da ginástica holística favorecem essa conexão, como os fatores lúdicos da atividade e a liberdade que os praticantes têm de executar os movimentos dentro de suas limitações, sem exigências.

Assim, a prática auxilia os aspectos emocionais que, ao lado do alívio das dores, melhoram a qualidade de vida. Não bastassem todas as vantagens, os movimentos ensinados nas aulas podem ser feitos em casa, otimizando os resultados. Os adeptos da modalidade ainda aprendem técnicas de automassagens que relaxam e estimulam o funcionamento dos órgãos internos.

Por fim, não há contraindicações e pessoas de qualquer idade podem usufruir dos benefícios da ginástica holística. A atividade promove verdadeiras mudanças na maneira como usamos o corpo, resultando em uma vida mais saudável.

Descubra mais sobre esse e outros assuntos baixando nosso app!