Entenda como diminuir a utilização de medicamentos para dor no corpo

É só sentir qualquer desconforto pelo corpo ou indisposição que você já toma um remédio para dor? Pois saiba que essa é uma prática muito perigosa para a sua saúde. O uso excessivo de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios podem causar mais problemas do que você imagina.

Quer descobrir quais são eles? Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o consumo indiscriminado desse tipo de medicamento. No final, separamos algumas dicas para que você saiba como amenizar a sua dor de forma muito mais saudável e segura.

Vamos conferir?

Quais os problemas do consumo excessivo de analgésicos?

Os medicamentos para dor lotam as prateleiras das farmácias, sendo de fácil alcance para os consumidores. Ou seja, você pode comprar esses remédios de forma muito fácil, mesmo sem uma prescrição médica.

Isso faz com que essa classe de medicamentos lidere as vendas nas farmácias do país, o que significa que as pessoas estão cada vez mais utilizando analgésicos no dia a dia. Aparentemente inofensivos, os inibidores de dor podem causar alguns males para sua saúde, muitas vezes piores do que o incômodo no corpo que você está sentindo.

Efeitos colaterais

Reações alérgicas e danos no estômago, fígado e rins estão no topo da lista de efeitos colaterais desencadeados por analgésicos. Doses elevadas dessas fórmulas, como o paracetamol e a dipirona, aumentam os riscos de lesões estomacais, renais e hepáticas.

Aumento da gravidade do quadro

O uso indiscriminado de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios pode provocar o agravo de um quadro clínico. Isso acontece porque, com os sintomas mascarados, as chances de fazer movimentos e esforços inadequados, que só pioram a lesão, são maiores.

Perda de efeito

O consumo prolongado de determinado medicamento faz com que o corpo se acostume com o fármaco ingerido e deixe de responder ao tratamento. Assim, será preciso utilizar dosagens cada vez maiores do remédio para controlar a dor, o que é sinônimo de efeitos colaterais ainda mais fortes.

Como controlar a dor sem analgésicos?

Agora que você já sabe que o uso indiscriminado de remédios para dor representa um risco para sua saúde, como amenizar esse sintoma de forma segura?

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), cerca de 37% da população brasileira, o que representa cerca de 60 milhões de pessoas, sofre com dores crônicas, aquelas que duram mais de 3 meses.

Por isso, é muito importante encontrar uma alternativa aos medicamentos para amenizar todo esse sofrimento, e uma delas é a ginástica holística. Esse método, desenvolvido para prevenir e tratar dores e lesões, principalmente relacionadas com alterações posturais, não trata os sintomas, como os medicamentos analgésicos, mas sim a causa do problema.

E agora a melhor notícia: você pode fazer a ginástica holística na sua casa, por meio do aplicativo FISIOClub. Fácil, simples e sem contraindicação!

Agora que você já sabe que o uso de remédio para dor representa um risco para a saúde, não deixe de apostar na ginástica holística para ficar livre das dores e desconfortos no corpo.

Que tal tentar agora mesmo? Entre em contato conosco para mais informações. Aproveite!