Conheça 4 benefícios da ginástica holística para a terceira idade

O cuidado com a saúde é importante em qualquer fase da vida e, considerando isso, é importante que existam técnicas disponíveis para todos os públicos. A ginástica holística é um ótimo exemplo de técnica abrangente e que beneficia diversas faixas etárias, especialmente a terceira idade. É comum que os idosos sofram com a perda de movimento nas articulações e os movimentos holísticos contribuem para melhorar a mobilidade geral, além da respiração.

Quer saber mais sobre a indicação da Ginástica Holística para os idosos? Então, continue a leitura e confira as vantagens da técnica!

1. Melhora a mobilidade

Um dos principais problemas enfrentados pelo público da terceira idade é a fraqueza que acomete os ossos e gera comprometimento do movimento. É a partir disso que surgem as famosas complicações conhecidas como artroses, hérnias e artrites. A ginástica holística é uma técnica que trabalha com uma dinâmica de movimentos suaves nesses casos, fortalecendo o corpo e, consequentemente, melhorando a mobilidade, o que tem um impacto direto na qualidade de vida e autonomia dos idosos.

2. Melhora a qualidade de vida

Ter qualidade de vida é sinônimo de estar tanto com a questão física em dia quanto as questões emocionais e mentais. A ginástica holística conta com atividades que favorecem a conexão entre essas questões, estimulando uma prática dentro das limitações de cada um e livre de exigências. Existe, ainda, a vantagem de não precisar sair de casa para desfrutar desse relaxamento promovido pela técnica, pois é possível realizar o tratamento com o acompanhamento de um especialista através do aplicativo Fisioclub.

3. Alivia da dor muscular

Um dos objetivos dos movimentos propostos é viabilizar o autoconhecimento do aparelho motor e das estruturas musculares, o que permite, através da reeducação do corpo, uma melhora na execução dos movimentos e no alinhamento/postura. A Ginástica Holística parte da ideia de alinhar as estruturas através do fortalecimento da musculatura que serve de sustento para a coluna. Isso tudo contribui para a redução e o alívio da dor e inflamações, condições comuns na terceira idade.

4. Reduz o estresse e a ansiedade

Como busca favorecer a integração entre corpo e mente, os mais de 800 movimentos globais da Ginástica Holística proporcionam conhecimentos que são levados para a rotina dos praticantes. A melhora da respiração, o equilíbrio do corpo e a consciência corporal são vantagens experimentadas para além do momento de execução dos movimentos.

Todas essas vantagens, combinadas com o alívio das dores e com a melhora na qualidade do sono, são responsáveis por reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso acontece porque os conhecimentos adquiridos especialmente sobre controle de respiração e equilíbrio são aplicáveis a uma série de outras situações geradoras de estresse.

A Ginástica Holística tem uma importante função na terceira idade, já que essa é uma fase em que o corpo tende e sofrer com algumas limitações. Se imaginarmos o corpo como uma máquina, podemos entender a técnica como o cuidado e a manutenção dessa máquina, os quais são fundamentais para o bom funcionamento. Sendo assim, a modalidade promove mudanças significativas na relação do idoso com o corpo, melhorando a qualidade de vida e auxiliando no envelhecimento saudável.

Gostou de conhecer os benefícios da ginástica holística para a terceira idade? Aproveite a visita e assine nossa newsletter. Assim você vai receber as futuras atualizações na sua caixa de entrada!