Sente estalos no joelho? Saiba quais são as principais causas

O seu joelho costuma fazer alguns barulhos estranhos quando você dobra ou estica a perna e, até mesmo, parece estar um pouco deslocado? Pois saiba que os estalos no joelho são um sinal clássico de diversas doenças que acometem essa articulação tão delicada do corpo.

O problema é ainda mais preocupante quando acompanhado por outros sintomas, como dor, inchaço e dificuldade de caminhar. Por isso, se você está passando por algo semelhante, é importante ficar atento — que tal procurar um médico para verificar o que está acontecendo?

Quer descobrir quais são as causas dos estalos no joelho? Neste post, separamos as principais delas para que você já tenha uma ideia do que está acontecendo. Vamos lá?

Obesidade

Quando uma pessoa está acima do peso, os joelhos começam a apresentar sinais de que a carga exercida sobre eles é excessiva — e um desses sinais são os estalos. Com essa estrutura comprometida, queixas como dor ao caminhar ou ao fazer algum exercício físico ou esforço, como descer e subir escadas, também podem acontecer.

Nesses casos, é importante fazer uma dieta hipocalórica para perder peso, preferencialmente com o auxílio de um nutricionista. Além disso, não se esqueça dos exercícios físicos: eles são muito importantes para queimar calorias e fortalecer os seus joelhos.

Artrose

A artrose é uma doença que provoca o desgaste da articulação. Ela pode ser causada por traumatismo ou simplesmente pelo avançar da idade. À medida que a patologia avança, os ossos da coxa e da perna ficam cada vez mais próximos, o que causa dor, inchaço e estalos no joelho.

Para amenizar os sintomas, a orientação é utilizar compressas quentes ou frias e fazer exercícios físicos para ativar a região. O uso de medicamentos anti-inflamatórios ou até mesmo o tratamento cirúrgico para instalação de próteses podem ser recomendados pelo médico em casos mais graves.

Problemas na patela

A patela é um osso arredondado localizado na divisão entre a coxa e a perna. Quando ocorre algum trauma ou inflamação, estalos podem acontecer, condição chamada de crepitação patelar. Em casos de condromalácia, que é uma doença em que a patela pressiona a cartilagem, o que provoca o seu desgaste, esse sintoma é muito frequente.

Caso não esteja acompanhado por dor ou limitação, um tratamento com aplicação de gelo sobre o local é suficiente para diminuir o desconforto.

Alterações na postura

O desalinhamento do corpo também pode fazer com que seus joelhos estalem. Nesses casos, é essencial que você faça uma avaliação e aposte em métodos que estimulem a reeducação postural.

Um deles é a Ginástica Holística — método Ehrenfried ®, que trabalha a consciência corporal para atingir o realinhamento das articulações e, assim, reduzir a sobrecarga sobre elas.

Agora que você já sabe quais são as principais causas dos estalos no joelho, fique atento aos sinais emitidos pelo seu corpo para descobrir quanto antes o que está causando o problema — isso é imprescindível para evitar complicações.

Antes, que tal entender um pouco mais sobre a relação entre postura adequada e qualidade de vida? Para isso, baixe nosso e-book agora mesmo. Até mais!