Você sabe a importância da ginástica holística para idosos?

O corpo humano funciona como uma verdadeira máquina e, com o passar dos anos, tende a apresentar problemas e limitações caso não passe pela “manutenção” necessária. É aí que entra a ginástica holística para idosos (método Ehrenfried ®).

Você já ouviu falar sobre esse método? Sabe qual é a importância dele para as pessoas que já estão na terceira idade? Continue lendo e descubra como a ginástica holística pode promover melhorias no corpo e na mente de um idoso, contribuindo, assim, para um envelhecimento mais saudável.

Qual é a importância da ginástica holística?

A Ginástica Holística Ehrenfried (GHE) é uma prática que estimula a consciência corporal com o objetivo de que a pessoa tenha maior percepção de seu organismo, observando aspectos como postura e respiração. Baseado em movimentos suaves e bem controlados, o método busca equilibrar o corpo e trabalhar os músculos de forma integral.

Como resultados, a ginástica melhora a força, a flexibilidade e o equilíbrio da pessoa, funcionando como uma terapia natural para diversas condições de saúde. Muito eficaz, esse método aumenta a qualidade de vida de seus praticantes.

Quais são os benefícios da ginástica holística para idosos?

Pessoas da terceira idade apresentam algumas necessidades especiais e são beneficiadas pela prática da ginástica holística (método Ehrenfried ®).

Melhorias na locomoção

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos idosos são os problemas de locomoção, que acontecem por causa da perda de massa magra, doenças ósseas e nas articulações. Com a ginástica holística, que aplica movimentos que fortalecem o corpo, é possível recuperar grande parte da mobilidade, o que produz resultados positivos na vida do idoso.

Redução de dores no corpo

Os movimentos realizados na ginástica holística também ajudam a reduzir dores, tão comuns na terceira idade, por meio do autocontrole do corpo e realinhamento da postura, especialmente em relação à coluna e dores nas costas.

Maior controle nas atividades do dia a dia

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a ginástica holística vai muito além de melhorar a saúde física do idoso — o psicológico também é beneficiado. Por meio da consciência corporal, respiração e realização concentrada dos movimentos, toda essa experiência pode ser utilizada nas tarefas do dia a dia.

Assim, a pessoa consegue realizar as suas atividades com maior controle sobre a situação, o que ajuda a reduzir sintomas como estresse e ansiedade.

Onde praticá-la?

Quantos benefícios proporcionados pela Ginástica Holística Ehrenfried, não é? Então, que tal inserir essa prática na sua vida? O Instituto Patrícia Lacombe é um centro de fisioterapia especializado nesse método que conta com profissionais qualificados e um ambiente altamente tecnológico que proporciona resultados eficazes.

Quer mais uma boa notícia? Você também pode praticar essa ginástica sem sair de casa por meio do app Fisioclub. Para isso, basta baixar o aplicativo.

A ginástica holística para idosos (método Ehrenfried ®) é o segredo para ter mais qualidade de vida nesse período em que os cuidados com a saúde são indispensáveis para viver bem por muitos e muitos anos.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende uma aula experimental. Estamos esperando por você!