4 benefícios da fisioterapia domiciliar que você deve conhecer

Não é segredo para ninguém que os fisioterapeutas têm grande importância para a sociedade pelo tratamento e prevenção de doenças ou lesões do corpo humano. Em outras palavras, sua função é reabilitar pacientes e ajudar a manter o bem-estar deles.

Normalmente, o tratamento fisioterápico ocorre em consultórios, clínicas e hospitais. O que muita gente não sabe é que existe a possibilidade de optar pela fisioterapia domiciliar, sendo esse um ótimo recurso para quem tem algum tipo de dificuldade de deslocamento.

Porém, existem outros benefícios envolvidos nesse processo. Você sabe quais são eles? Acompanhe o texto a seguir para conhecer as principais vantagens de receber um fisioterapeuta em casa!

1. Diminuição de riscos

Embora não sejam todos os casos, existem muitos pacientes que se encontram em situações delicadas — o que tende a criar um contexto arriscado de locomoção. Por exemplo, ter que sair de casa regularmente para fazer um tratamento aumenta as chances de queda e de outros problemas que podem acontecer no trajeto.

Além disso, todos sabemos que estabelecimentos de saúde oferecem o risco da presença de agentes infecciosos para quem circula por esses lugares, ainda que as medidas de higiene sejam mantidas a todo momento. Nesse caso, evitar a infecção hospitalar é uma ótima solução preventiva.

2. Maior chance de acelerar a recuperação

Um tratamento individualizado favorece a recuperação do paciente em vários sentidos. O profissional consegue dar maior atenção, o suporte da família faz toda a diferença e a tranquilidade de estar em casa também é um privilégio. Todas essas questões garantem segurança para quem está sendo tratado, incluindo um conforto emocional ou psicológico que costuma motivar os resultados.

3. Conforto e comodidade para o paciente

Não podemos negar que, junto com a redução dos riscos, precisamos considerar que a comodidade da fisioterapia domiciliar é um enorme benefício. Mesmo para aqueles que não passam por um quadro grave, ser atendido em casa é sinônimo de conforto, praticidade, otimização de tempo e até de economia (sobretudo pelos gastos com transporte).

O fisioterapeuta se encarrega de levar todos os equipamentos e acessórios necessários para realizar o tratamento, enquanto o paciente continua desfrutando do aconchego do seu próprio lar. Acabando as atividades programadas, ele pode retomar para a sua rotina normal instantaneamente e sem maiores dificuldades. Nos tempos de hoje, isso é um sinal de qualidade de vida que não pode deixar de ser considerado como uma alternativa bem interessante, não é mesmo?

4. Flexibilidade de horários

Em muitos casos, o paciente não consegue se encaixar nos horários de atendimento convencionais de uma clínica de fisioterapia — principalmente por ter outros compromissos ou talvez por não ter alguém disponível para acompanhá-lo na consulta.

Assim, o atendimento em casa (conhecido como home care) oferece essa facilidade de flexibilizar as sessões ao combinar com o profissional os melhores dias e horários para ambos. Enfim, esse é mais um dos benefícios de apostar no tratamento individual e particular.

Nossa última dica é encontrar um profissional capacitado para oferecer esse tipo de serviço.

Então, o que você achou de conhecer os maiores benefícios da fisioterapia domiciliar? Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto ou quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário.