4 exercícios para tendinite que você pode praticar em casa

Rigidez, dor e inchaço são alguns dos sintomas da tendinite. Trata-se de uma inflamação da estrutura fibrosa que une o músculo ao osso, o tendão, e que geralmente ocorre em partes do corpo como ombros, punhos, dedos e tornozelos. Felizmente, com alguns exercícios para tendinite é possível eliminar e prevenir esse desconforto.  

E a boa notícia é que esses exercícios não precisam ser feitos em academias especializadas ou em clínica de fisioterapia. Na sua própria casa, logo antes ou após as tarefas rotineiras do dia, você pode realizá-los. Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 exercícios para tendinite que você pode praticar cotidianamente!

1. Alongamento dos braços 

Na posição de pé, apoie seus braços de frente para a parede. Mantenha a palma da mão voltada para baixo, formando um ângulo de 90° graus com a parede. Fique nessa posição por 30 segundos. Repita três vezes. Esse exercício é ótimo tanto para realizar em casa quanto no trabalho. 

2. Alongamento com fita

Sentado, segure um punho com a mão oposta, mantendo a palma virada para baixo. Mantenha o braço e o ombro deste lado bem relaxado. A mão que estiver segurando deve sacudir a outra, até sentir um leve formigamento ou relaxamento da mão sacudida. Descanse, observe o corpo e repita com a outra mão. 

3. Exercício de fortalecimento

O fortalecimento dos músculos é fundamental para manter o corpo equilibrado e os movimentos em perfeito estado. Esse exercício deve ser feito de pé, em frente a uma parede. Dê um passo para trás com um pé, mantendo o calcanhar um pouco para fora. Posicione as mãos contra a parede, na altura dos ombros.

Na expiração, pressione as mãos contra a parede e utilize a força para crescer o topo da cabeça para o teto, pensando no encaixe das escápulas (as asinhas) e num ganchinho que puxa a cabeça para o teto. Relaxe, repita 5 vezes e observe o corpo.

4. Alongamento da musculatura posterior do corpo 

Esse tipo de alongamento é ideal para resolver um dos problemas que mais têm acometido as pessoas ultimamente. Esse alongamento é para quem tem tendinite no quadril, nos joelhos ou no tornozelo. Esse alongamento vai ajudar muito. Em pé, deixe os pés afastados de maneira que permaneçam alinhados com os ombros.

Logo após, alongue-se dobrando o corpo para a frente. Tente tocar as mãos no chão. Para esse exercício é importante sempre deixar os joelhos esticados para não ocasionar lesões na coluna.

Esses foram alguns exemplos de exercícios para tendinite. É importante perceber que a prática de uma atividade física bem orientada pode desenvolver a nossa consciência corporal. Essa é uma maneira de a pessoa desenvolver autoconhecimento do corpo, entender como ele funciona, suas limitações e suas condições físicas. Tendo esse conhecimento é possível reconhecer os sinais que o corpo emite, identificando os primeiros sinais de problemas que podem provocar dores mais agudas e lesões.

E aí, quer aprender como fazer exercícios que melhoram sua qualidade de vida? Baixe o aplicativo Fisioclub agora mesmo e fique sabendo de todas as novidades para uma vida mais saudável!