Entenda como se preparar para o parto normal

Menor risco de infecção, favorecimento da produção de leite materno e maior facilidade de criar laços sentimentais com o bebê. Essas são algumas vantagens do parto normal, preferência de muitas mulheres. No entanto, é comum surgir uma dúvida: como se preparar para o parto normal?

Movimentos, exercícios e hábitos adotados durante a gravidez podem ajudar — e muito — nesse momento. Podemos citar como exemplo a ginástica holística, o preparo psicológico e a escolha de um ambiente adequado para o parto.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba como ter um planejamento para o parto normal sem estresse e sem dores. Confira!  

Prepare-se emocionalmente

Para que o parto normal tenha sucesso é preciso que a gestante tenha uma boa preparação emocional. Isso pode começar com a escolha da pessoa que vai acompanhá-la durante esse grande momento.

Profissionais de saúde e parteiras perceberam que, quando o parto é acompanhado por uma pessoa querida que a gestante escolheu previamente, as chances de utilizar anestesia e outros recursos são reduzidas. Por isso, convide uma pessoa que transmita segurança, que entenda e respeite os seus desejos, expectativas e preferências.

Defina o ambiente ideal

Não adianta muito a gestante estar preparada emocionalmente e o ambiente do parto ser desconfortável, não é mesmo? Essa situação pode influenciar bastante no trabalho de parto.

Sendo assim, defina previamente um local que tenha privacidade e onde estejam apenas as pessoas necessárias. Além disso, o quarto deve ter características pessoais, tais como uma temperatura agradável, uma atmosfera acolhedora e uma iluminação adequada.

Faça movimentos específicos

Além do preparo psicológico e do ambiente para o parto, é preciso preparar o corpo. Isso pode ser realizado por meio de exercícios e movimentos. Um deles é a pose de alfaiate ou sapateiro, que ajuda a abrir a pelve e a relaxar as articulações dos quadris.

Para realizar esse movimento, você deve se sentar no chão por cima de uma toalha dobrada. Mantenha as costas retas e encostadas na parede. Os joelhos devem estar flexionados de modo que as plantas dos pés estejam se encostando uma na outra.

Pressione levemente os joelhos para baixo no sentido de encontro ao chão. Não tente forçar. Fique nessa posição por dez minutos, ou menos, se sentir algum incômodo.

Pratique ginástica holística

Uma outra forma de se preparar para o parto normal é por meio da ginástica holística. Esse método ajuda consideravelmente a gestante não apenas a ter consciência corporal, mas também preparo físico.

A ginástica holística atua com movimentos que ajudam no ganho de agilidade, na diminuição de dores no quadril e na preservação das articulações. Realizando os exercícios em momentos pontuais da gravidez, é possível diminuir o surgimento de dores, entorses e lombalgias, sinais muito recorrentes durante qualquer gestação.

Além disso, a ginástica holística auxilia no alinhamento postural. Todas sabemos que durante a gravidez é natural uma modificação na postura. O alongamento na coluna e outras práticas de ginástica holística podem realmente reduzir dores e manter uma postura elegante.

Essas foram algumas informações de como se preparar para o parto normal. É importante destacar que os movimentos devem ser iniciados de forma lenta e gradual, respeitando seu próprio nível e ritmo. Para essas práticas é indispensável o acompanhamento de um profissional capacitado para recomendar o que é mais adequado para você.

E aí, gostou destas informações? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos importantes diretamente na sua caixa de entrada!