Você já ouviu falar do estirão do crescimento? Conheça mais!

Diversas mudanças acontecem durante a puberdade. O corpo começa a se desenvolver para a fase adulta e o crescimento acelerado está entre as características que mais marcam esse período — também chamado de estirão do crescimento.

As crianças crescem em diferentes ritmos ao longo da infância. No primeiro ano de vida, um bebê dobra de tamanho. A partir dos dois anos, isso desacelera, até chegar na puberdade, quando uma nova explosão de crescimento acontece.

Apesar de ser algo normal e necessário na vida de todos, o estirão pode causar alguns sintomas desagradáveis, com destaque para a dor do crescimento. No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre esse processo, seus sintomas e uma forma muito simples de amenizá-los.

Confira!

Quando o estirão ocorre?

O estirão apresenta algumas diferenças entre meninos e meninas. Na população masculina, isso se inicia aos 9 anos e se estende até os 14. Já na feminina, o estirão do crescimento começa mais cedo, aos 8 anos e termina aos 13.

Nesse período, acontece também a maturação sexual, com crescimento dos órgãos sexuais, testículos e pênis nos meninos, lábios vaginais e mamas nas meninas, além do surgimento de pelos pubianos nas axilas e no púbis.

Os meninos também ficam com a voz grossa e ganham mais massa muscular, devido à ação da testosterona. Já as meninas têm a menarca, que é a primeira menstruação, o que atenua o crescimento e, como consequência, faz com que as mulheres sejam menores que os homens.

Por que há dor durante esse processo?

A dor é uma consequência do crescimento acelerado de ossos e músculos. Ela acontece principalmente nas pernas, atrás dos joelhos e na panturrilha, mas pode atingir também os membros superiores.

Quanto às características dessa dor, ela aparece ao anoitecer e costuma cessar pela manhã. Pode, inclusive, atrapalhar o sono da criança e fazer com que ela acorde devido à sensação desagradável.

Além disso, pode aparecer todas as noites ou só de vez em quando e, diferente das dores nas articulações, a dor do crescimento não alivia com a realização de movimentos.

O que fazer para acabar com esse sintoma?

Apesar de não ser algo preocupante, tratar a dor do crescimento é muito importante para que esse sintoma não afete a qualidade de vida do seu filho. Por isso, você precisa conhecer a ginástica holística, uma das melhores opções para resolver esse problema.

Como o estirão do crescimento também pode provocar alterações na postura da coluna, que intensificam dores e desconfortos sentidos durante essa fase, procurar por uma atividade física que estimula o relaxamento e alongamento dos músculos, aguçando a consciência corporal, é algo muito necessário.

A ginástica holística previne e trata mudanças posturais assim como as dores do crescimento. Com mais de 800 movimentos, essa prática estimula habilidades motoras e o controle do próprio corpo, o que gera, como consequência, melhorias na postura e na frequência das dores.

O estirão do crescimento é uma fase normal no processo de desenvolvimento de uma criança. As dores sentidas não são motivos de preocupação, porém, amenizar o desconforto e as alterações inadequadas da postura é fundamental, o que pode ser conquistado por meio da ginástica holística.

Que tal conhecer um pouco mais sobre os principais exercícios para melhorar a postura? Leia nosso artigo e descubra quais são eles!