Entenda como dormir melhor mesmo com fibromialgia e dor crônica

Quem sofre com dores crônicas e fibromialgia sabe o quanto essas patologias atrapalham a execução de tarefas básicas do cotidiano. Tudo fica ainda pior na hora do sono, pois os incômodos se unem ao cansaço do dia. Como não queremos que você passe por essa situação, mostraremos, neste post, algumas dicas para conseguir dormir melhor.

Caso você conviva com essa situação, leia o conteúdo até o fim para descobrir o que fazer para ter uma noite incrível e, consequentemente, acordar bastante descansado no dia seguinte. Confira!

Durma em um ambiente confortável

O primeiro passo para uma noite de sono de qualidade é ter um quarto tranquilo e confortável. Dessa maneira, tenha um bom colchão, que garanta a distribuição correta de seu corpo. Para isso, é importante levar em conta tanto o seu peso quanto a altura e o peso do produto.

É necessário também ter um bom travesseiro, o qual deve ser firme e não muito alto. De forma geral, o apropriado para você é aquele que oferece suporte para toda a sua coluna.

Outra dica é manter o lugar com uma temperatura agradável, sempre bem-arrumado e com uma iluminação adequada.

Estabeleça uma rotina para dormir melhor

Manter uma rotina é indispensável para realizar, adequadamente, qualquer tarefa. Com o sono, não é diferente. Por isso, tenha horário para tudo! Assim, procure fazer sua refeição noturna de duas a três horas antes de dormir.

É importante também que tente iniciar o repouso sempre no mesmo horário, e nada de assistir à televisão ou usar o celular ou computador nesse período, combinado? Com isso, o seu corpo aprenderá que, naquele determinado momento, ele deve começar a desacelerar para, finalmente, ter o merecido descanso.

Evite sonecas longas durante o dia

Muita gente ama aquele soninho após o almoço. Para algumas pessoas, é impossível continuar os afazeres do dia sem esse descanso.

Porém, se esse é o seu caso, é preciso tomar cuidado para que o repouso não se prolongue. Em regra, ele deve ser de, aproximadamente, 30 minutos. Mais do que isso pode afetar o seu sono noturno, o qual tem, verdadeiramente, o poder de revigorar você para enfrentar as tarefas cotidianas.

Use técnicas de relaxamento e de distração

Para quem tem fibromialgia ou dores crônicas, uma forma que ajuda muito a dormir melhor é fazer uso de técnicas de relaxamento e executar atividades que o distraiam.

Assim, uma boa dica é realizar exercícios físicos de baixo impacto, como a ginástica holística. Além disso, procure fazer algo prazeroso, como a leitura de um bom livro. Em regra, atividades como essas contribuem para aliviar os incômodos e, consequentemente, ajudam você a ter uma boa noite de sono.

Confira se há efeitos colaterais dos remédios

As pessoas que convivem com essas dores precisam tomar uma série de medicamentos. Como você sabe, existem alguns remédios que causam insônia. Por isso, se, na bula, constar esse efeito colateral, é recomendável procurar o médico para que os substitua ou para que seja prescrito algum tipo de calmante.

Lembre-se de nunca tomar ou interromper algum medicamento sem orientação de um especialista. Isso pode trazer sérios riscos à sua saúde.

Não faça uso de cafeína, tabaco ou álcool durante a noite

Uma noite tranquila está relacionada àquilo que você ingere. Da mesma forma que comer alimentos ricos em carboidratos ou em gorduras é prejudicial ao sono, o uso de cafeína e nicotina também traz sérios problemas de insônia. Esses produtos não deixam o seu cérebro “desligar” para que seu corpo consiga ter um bom descanso.

O álcool é também uma substância que atrapalha o seu sono. Mesmo que consumido em baixas quantidades, ele deixa a sua noite mais agitada. Dessa forma, você dorme, mas não consegue descansar.

Uma boa noite de sono ajuda a ter um dia incrível. Assim, se você colocar essas dicas em prática, é certo que conseguirá dormir melhor, mesmo sofrendo com as constantes dores. Dessa forma, tente esquecer suas preocupações, controle o estresse, mantenha um horário certo para o descanso noturno e durma bem!

Ainda tem dúvidas de como melhorar seu sono? Então entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo.