Aprenda 4 dicas de como sentar corretamente

A gente entende que a correria do dia a dia nem sempre nos permite lembrar de manter uma postura correta e adequada do corpo, mas é preciso praticar e criar meios de estar sempre atento a isso. Quem trabalha bastante tempo sentado, muitas vezes, chega ao escritório e, praticamente, passa o dia inteiro na mesma posição, o que não é nem um pouco legal para as costas.

Por isso, a gente preparou este post trazendo dicas de como sentar corretamente e explicando por que isso é tão importante para a nossa saúde e bem-estar.

Quer melhorar e evitar as dores nas costas com práticas simples e diárias? Então, continue a leitura e tome nota das dicas abaixo.

Por que se preocupar com a forma de se sentar?

Para muita gente, a má postura e o ambiente inadequado no trabalho podem ser os principais responsáveis por doenças ocupacionais, que inclusive, podem afastar a pessoa da função e limitar muitos movimentos.

Ou seja, saber como sentar corretamente e passar a adotar certas práticas diárias para melhorar a postura do corpo, sem dúvidas, é uma forma de melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a sua saúde.

Para se ter uma ideia mais ampla do que a má postura pode acarretar, separamos uma listinha bem indesejável dos principais problemas:

  • lombalgia;

  • hipercifose (corcunda);

  • escoliose;

  • lordose;

  • torcicolo;

  • cervicalgia.

Como sentar corretamente?

Para uma mudança de hábito mais completa, o ideal é que a pessoa entenda a importância de manter o corpo e a mente sempre alinhados, ou seja, não somente considerar a forma de sentar como um jeito de melhorar as dores e incômodos.

Quando se consegue abranger mais cuidados como esses, criar uma rotina saudável se torna natural e contínua. Por isso, é preciso enxergar esse hábito como um trabalho frequente e preventivo, que só tende a trazer benefícios para a sua saúde.

Porém, para começar essa prática diária, separamos algumas dicas de como sentar corretamente no trabalho e melhorar a postura!

1. Exija uma cadeira anatômica

Antes de tudo, é fundamental que o ambiente esteja adequado e forneça uma cadeira confortável e anatômica, possibilitando que o peso do corpo seja distribuído mais corretamente. Feito isso, leve em consideração a posição do encosto e regule a altura do assento, de forma a não precisar se curvar ou forçar para alcançar a mesa.

2. Busque ângulos de 90º

O mais recomendado é que o quadril e os joelhos fiquem sempre flexionados em um ângulo reto. Para as pessoas mais baixinhas, que não conseguem tocar os pés no chão,é possível recorrer a algum apoio. O mesmo vale para as costas em relação as pernas e os cotovelos em relação a mesa.

Busque sentar-se o mais próximo possível do encosto! Além de melhorar a postura, essa posição auxilia na circulação sanguínea e ajuda a distribuir o peso do corpo, evitando sobrecargas em músculos e articulações.

3. Se alongue com frequência

Outra dica importante é buscar se alongar sempre que possível. O ideal é poder levantar por alguns minutinhos e esticar todo o corpo. Mas se a atividade estiver muito puxada e não der para fazer essas pausas, sempre que der, estenda as pernas e os joelhos e faça movimentos circulares com os pés.

Com as costas eretas e encostadas, entrelace as mãos e estique bem os braços para cima, mesmo que por alguns segundos!

4. Use uma almofada de apoio

Dependendo da qualidade do assento, pode-se usar uma almofada para tornar a cadeira mais confortável e adaptada ao seu peso. Nas costas, esse acessório também pode ser útil, caso você note que a cadeira não obedece bem a curvatura da sua lombar.

Enfim, essas são algumas dicas de como sentar corretamente e, dessa forma, aliviar ou prevenir dor, incômodos, limitações de movimentos e até problemas mais sérios. Vale reforçar que para garantir os melhores resultados, recomenda-se sempre um trabalho mais completo do corpo e da mente, por meio de uma mudança de hábitos e atitudes diárias.

Curtiu? Que tal receber mais dicas e sugestões para melhorar, cada vez mais, a sua qualidade de vida e bem-estar? Inscreva-se em nossa newsletter que a gente atualiza você!