Prevenir problemas na coluna com correção postural deve começar na infância

De acordo com as estatísticas, cresceu o número de relatos de problemas de coluna na população infantil. Isso é provocado, principalmente, pelo uso excessivo de equipamentos eletrônicos em posições corporais inadequadas.

Por isso, é importante investir em tratamentos que auxiliem na correção postural em crianças. Nesse sentido, o melhor a ser feito é buscar meios de prevenção para que cada vez menos jovens tenham que procurar tratamento médico por problemas de coluna.

Deseja saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura do texto e descubra quais são os principais problemas que a má postura pode causar e veja algumas formas de preveni-los!

Conheça alguns problemas provocados pela má postura

Manter uma postura adequada é fundamental para que os jovens tenham uma boa qualidade de vida quando atingirem a fase adulta. Atualmente, porém, é muito comum observar crianças que ficam horas em frente ao computador com a coluna curvada, por exemplo.

Para os pequenos essa pode ser, aparentemente, uma posição confortável. Muitos deles, porém, nem imaginam o quanto isso será prejudicial no futuro. Dessa maneira, confira alguns problemas que a má postura pode provocar.

Lesões

lesão está entre os possíveis problemas causados pela postura incorreta. Assim, é muito comum a pessoa adquirir hérnia de disco e degeneração do disco quando chegar à fase adulta. Além disso, podem aparecer outros problemas de coluna, como a lordose, a cifose e a escoliose.

LER

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) gera desgaste e, até mesmo, lesões nos músculos, tendões e nervos. Esse problema é provocado quando se passa horas realizando o mesmo movimento. Isso é comum em pessoas que fazem uso excessivo de computador, por exemplo.

Descubra qual é a melhor idade para iniciar o tratamento preventivo

Quanto mais cedo iniciar a correção postural em crianças, melhor será o resultado do tratamento. Com isso, diminui-se a chance do surgimento de graves problemas na fase adulta.

Nesse sentido, de acordo com a Terapeuta Holística Talita Carvalhal, o período ideal é entre 9 e 10 anos, pois é quando a criança começa a ampliar sua consciência. Nessa fase, ela passa a ter noção do seu corpo, se conhece melhor e consegue interagir com o mundo. Isso influencia diretamente em sua postura.

É também nessa fase que ela está passando pelo estirão de crescimento, momento em que as mudanças físicas e as patologias se instalam com facilidade.

Até os 10 anos, é mais fácil mudar o comportamento das crianças, pois elas estão mais atentas ao corpo. Com o começo da vida social, elas ainda estão aprendendo os hábitos corretos e, ao interagir com outros colegas, ir à escola e observar ao seu redor, começam a formar conceitos posturais. Por isso, essa é uma ótima hora para prevenir os possíveis problemas de coluna.

É recomendável que a prevenção seja feita até esse período para evitar a escoliose. Esse problema, que é muito comum em jovens, se instala no período da puberdade e leva as crianças e os adolescentes a fazerem tratamentos muito sérios no futuro.

Após essa fase, os ossos e os músculos já estarão praticamente formados. Assim, quanto mais demorada for a busca pela ajuda de um profissional capacitado, mais difícil será atingir bons resultados no tratamento.

É preciso saber que, desde quando a criança começa a sentar, já é importante que os pais fiquem de olho na postura, pois nessa fase já pode haver algum sinal de que algo está errado.

Veja como a ginástica holística pode ajudar na prevenção e no tratamento dos problemas de coluna

Atualmente, existem muitos métodos utilizados para prevenir e tratar problemas decorrentes da má postura. Assim, a primeira atitude que os pais devem tomar é conscientizar os pequenos da importância de manter a coluna ereta.

Porém, nem sempre as crianças conseguem isso por si só. Nesse sentido, a ginástica holística é um excelente método para que os pequenos possam livrar-se dos incômodos na coluna.

Essa atividade pode ser praticada por qualquer pessoa. Ela conta com mais de oitocentos tipos de movimentos que trabalham todo o corpo. A prática atua nos níveis psicológico, terapêutico e preventivo. Além disso, ajuda a melhorar a consciência corporal e a postura.

Através da sensibilização e da tomada de consciência, a Ginástica Holística® conduz o aluno a utilizar seu potencial perceptivo, sensorial e motor da melhor forma, e atingir uma atitude corporal harmônica. Agindo, simultaneamente, sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, a atividade contribui para melhorar todas as funções do indivíduo na sua unidade psicossomática.

Dessa forma, a correção postural em crianças deve ser feita o mais cedo possível para garantir que ela tenha uma vida saudável e equilibrada na fase adulta. Porém, é importante contar com clínicas e profissionais de qualidade que sejam especializados em problemas de coluna e alterações posturais para garantir que o tratamento seja eficaz.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar.