Prevenir é melhor do que remediar: como se proteger de lesões esportivas?

É de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios à saúde. Além de prevenir doenças graves, praticar regularmente qualquer tipo de atividade física também melhora a disposição, o humor e ainda auxilia na perda de peso.

Contudo, devido a inúmeras razões, como movimentos executados erroneamente ou excesso na frequência de intensidade, os praticantes da atividade podem sofrer com as lesões musculares.

Saber como prevenir lesões esportivas é o primeiro passo para deixar os incômodos de lado e tornar as suas atividades muito mais seguras. Veja as melhores formas de fazer isso:

Faça alongamentos e aquecimentos

Uma etapa de suma importância e que muitos esportistas deixam de lado é de alongamento e aquecimento.

O alongamento visa aumentar a elasticidade e a flexibilidade muscular, melhorando o funcionamento das articulações. Já o aquecimento promove o aumento da temperatura corporal, sendo essencial para evitar possíveis dores e lesões musculares.

Por isso, sempre que for praticar qualquer atividade, optar por um alongamento simples e um aquecimento de acordo com o exercício é primordial para a saúde.

Evite o sobrepeso

O sobrepeso também é um fator que prejudica o funcionamento das articulações, além de colocar a saúde do coração em risco. Então, para prevenir lesões musculares, tenha uma alimentação balanceada e pratique exercícios com o acompanhamento de profissionais especializados. 

Uma regra bem simples para identificar o sobrepeso é fazer o cálculo do IMC (índice de massa corporal). A fórmula consiste na divisão do peso pela pela altura da pessoa ao quadrado. Se o índice estiver acima de 24,9, pode indicar sobrepeso.

Realize avaliações ortopédicas regularmente

As avaliações ortopédicas são imprescindíveis para prevenir lesões esportivas e proporcionar ao organismo inúmeros benefícios. Elas fornecem importantes dados do estado atual de saúde de cada pessoa, constando as evoluções que ocorreram em determinados períodos.

Além disso, é graças às avaliações que o médico poderá oferecer as técnicas de treinamento mais eficazes para cada necessidade e tipo físico.

Utilize vestimentas e calçados adequados

Pode não parecer, mas esses itens fazem toda a diferença na hora de praticar esportes. É preciso escolher cada um de acordo com a atividade que será realizada, pois algumas demandam maior absorção do impacto nos pés, por exemplo.

Já as vestimentas devem ser leves, para não prejudicar a transpiração. Além disso, precisam permitir movimentos diversos, sem prejudicar o exercício.

Pratique ginástica holística

Quem pratica ginástica holística tem melhores condições de utilizar o corpo nas atividades realizadas no dia a dia. Dessa forma, é uma das melhores opções para prevenir lesões esportivas.

Como o método é capaz de desenvolver a consciência corporal, oferece mais autonomia e desperta a percepção da estrutura física. Consequentemente, o corpo fica preparado para realizar diversas atividades, além de evitar o desgaste prematuro, fadigas e, principalmente, lesões.

Outra dica bem interessante para prevenir lesões esportivas é conhecer o FisioClub. O aplicativo para celulares oferece um acompanhamento postural a distância e dá dicas incríveis e exclusivas, que visam melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Saiba tudo o que o app tem de interessante e proporcione à sua rotina mais bem-estar!