Você sabe qual é a postura certa para dirigir? Entenda!

Se existe algo que nos deixa incomodados, é quando sentimos dor. Má postura para dirigir, passar o dia sentado em frente ao computador ou ficar muitas horas em pé é extremamente desgastante para a nossa coluna. Muitas pessoas sentem-se cansadas e, por consequência, são atingidas por diversas outras dores.

Para que possa evitar esse desconforto, elaboramos esse post com o intuito de oferecer dicas para melhorar a postura para dirigir.

Postura certa para dirigir

Se você acredita que está na hora de deixar o conforto de lado e fazer alguns ajustes, principalmente enquanto dirige, esse é o momento para mudar de hábitos. Basta voltar no tempo, na época em que você tirou carta.

Logo quando entrava no carro lhe pediam que ajustasse o banco, não é mesmo? Esse ato simples, além de deixar os braços em uma posição melhor, caso precise evitar um atropelamento ou desviar de um buraco, também servia para deixar você em uma posição mais confortável, evitando cansaço no corpo, dores musculares e problemas na coluna.

Quando passamos muito tempo na direção, é preciso procurar posições diferentes para que determinadas áreas não fiquem sobrecarregadas. Inclinar o assento e fazer pausas, por exemplo, são ótimas para reduzir as dores.

Dicas rápidas de postura para dirigir

Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças no nosso dia a dia. Por essa razão, elaboramos 4 dicas para corrigir sua postura e evitar as dores.

1. Sente-se corretamente

Para que não tenha problemas futuros, aconselha-se manter o assento em um ângulo reto (L), de 90º, deixando as costas eretas, com os ombros para trás e para baixo. Para quem passa muito tempo nessa posição, ao sentar em outro lugar, evite cruzar as pernas. O hábito altera a circulação e promove inchaço nas pernas.

2. Descanso dos pés

Um erro bem comum é descansar os pés nos pedais ou embaixo do banco. Essa posição prejudica muito a postura. O mais indicado é deixar as pernas inclinadas levemente e os tornozelos no assoalho.

3. Encosto da cabeça

Se você passa horas no volante, mantenha o encosto de cabeça da poltrona de acordo com a sua altura. Normalmente a posição adequada é na altura dos olhos.

4. Use almofadas

Muitas pessoas não se acostumam com a densidade da poltrona. Por isso, uma boa dica é colocar almofadas no assento e regular os itens mencionados acima para a nova posição.

Dores comuns ocasionadas pela má postura

Em todos os momentos do dia, nosso corpo precisa de uma posição diferente para cada atividade. Quem faz essas ações de forma errada adquire sérias complicações. As queixas mais comuns de quem sofre com problemas na coluna são:

Dor lombar

Pessoas que passam muito tempo sentadas, com as costas arqueadas ou aquelas que quando ficam em pé “quebram” a cintura são as mais propensas a sentirem esse tipo de dor. Muitas vezes o incômodo na lombar é tão intenso que irradia para os glúteos e pernas.

Dores no pescoço

Quando há um apoio excessivo nas vértebras cervicais ou quando passamos muito tempo olhando para a frente em uma única direção, surgem as dores no pescoço. Também é importante mencionar que essa área já é bem sobrecarregada em casos de estresses ou quando há fortes tensões.

Dores na região central

Dirigir com os ombros muito para frente, ou seja, com uma curva dorsal excessiva pode provocar muitas pontadas na região central das costas.

Barriga saliente

Apesar de não ser uma dor, pessoas que mantêm uma má postura tendem a ter uma estética ruim do corpo. Além das costas curvadas, a barriga se torna mais saliente já que os músculos abdominais ficam mais relaxados. 

Bom, agora que você já sabe qual a melhor postura para dirigir e quais as dores mais comuns para quem sofre com os desconfortos de passar muito tempo na mesma posição, conheça o aplicativo FISIOClub, uma ferramenta que te auxiliará a melhorar a sua qualidade de vida e disposição, tanto em casa quanto no trabalho ou no lazer.