Entenda como a respiração correta alivia o estresse e ansiedade

O estilo de vida nos grandes centros urbanos é um dos fatores que desencadeiam crises emocionais. Não é à toa que cerca de 70% dos trabalhadores do Brasil sentem-se estressados. Esse não é o único dado preocupante: de acordo com a OMS, o brasileiro é o povo que mais sofre de ansiedade no mundo. Aliado ao fator já citado, a organização aponta as questões socioeconômicas como as principais causadoras desses transtornos.

Frente aos dados, é impossível não se questionar o que fazer para evitar ou diminuir esses problemas. Uma maneira eficaz e saudável é recorrer à respiração para aliviar o estresse e a ansiedade.

Quer saber por que respirar corretamente é tão importante evitar esses males? Então confira o post de hoje!

A importância da respiração correta

A respiração pode eliminar até 80% das toxinas do nosso corpo, pois aumenta a oxigenação das células. Os resultados são a prevenção de doenças, auxílio ao emagrecimento, melhoria na gastrite nervosa e na enxaqueca. Sem falar na redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão.

Para obter todos esses benefícios, é preciso respirar de maneira adequada: com lentidão, utilizando o diafragma. Com o corre-corre diário, a tendência é realizar a chamada respiração peitoral, que faz com que o diafragma pressione os pulmões e limite a capacidade dos órgãos.

A respiração no combate ao estresse e à ansiedade

Respirar tem uma íntima ligação com o emocional e, da mesma forma que o estado de espírito interfere na velocidade da respiração, é possível controlá-la para acalmar o corpo e a mente. Isso acontece porque a inspiração está relacionada ao lado ativo do sistema nervoso autônomo, enquanto a expiração conecta-se com o lado calmante.

Assim, a respiração atua de 2 maneiras para aliviar momentos tensos:

  1. A primeira é fisiológica, pois a ansiedade nos faz respirar rápido de forma rasa e, ao controlar a inspiração, o corpo volta ao equilíbrio.
  2. A segunda é emocional, visto que ao prestar a atenção na respiração, a pessoa foca no momento presente e a ansiedade é minimizada.

Como respirar adequadamente

Primeiro é preciso saber que a respiração nem sempre será igual: quem está cansado respira diferente de quem está dormindo ou de uma mulher grávida. O importante é prestar atenção se quem está em ação é o diafragma ou o tórax. Para reeducar a respiração, algumas dicas são infalíveis.

1. Inspire lentamente pelo nariz

Sinta a expansão abdominal e torácica. Não importa qual acontece primeiro, desde que seja devagar e com suavidade. Experimente expirar por um período mais longo, vai ajudar a relaxar.

2. Realize a respiração diafragmática

Ao respirar lenta e profundamente, o diafragma vai se expandir de maneira natural — não force o movimento do músculo. Essa respiração ajuda a regular o organismo e a acalmar o sistema nervoso.

3. Faça intervalos ao inspirar e expirar

Deixe o ar entrar e conte lentamente até três. Segure o ar no pulmão e conte novamente até três. Depois disso, solte o ar realizando a mesma contagem e, antes de fazer tudo novamente, conte mais uma vez.

4. Alongue a expiração

Você pode usar a técnica anterior aumentando a contagem até seis. Ou tente soltar o ar por mais tempo do que você o inspira, sem pausas, ao longo do dia. Isso ajuda a controlar a ansiedade.

Usar a respiração para aliviar o estresse e a ansiedade é fácil e os exercícios não tomam muito tempo. Tente alguma — ou todas — das técnicas acima e perceba como elas vão lhe ajudar a ser mais saudável e tranquilo.

5. A Ginástica Holística e a Respiração

A respiração é um dos pontos trabalhados na Ginástica Holística. A região dorsal centro da nossa coluna se articula com a caixa torácica. Então um corpo que respira bem tem uma boa mobilidade dessa região o que favorece um alinhamento mais harmônico da coluna inteira.  Uma pessoa que respira de forma mais natural economiza energia nesse processo e se cansa menos no final do dia. Entre os benefícios da respiração vistos, temos a melhora da forma da caixa torácica e do trabalho cardíaco e a massagem do diafragma sobre todos órgãos situados no ventre faz com que eles funcionem melhor.

Gostou do post de hoje? Então baixe nosso app e confira outras dicas sobre qualidade de vida e disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *