Quem tem dor na coluna pode fazer atividade física?

As dores na coluna afetam o nosso rendimento no dia a dia, trazendo fadiga, indisposição e cansaço. Porém, a grande maioria das pessoas pensa que ter dor na coluna é uma impossibilidade para praticar atividades físicas, porque vai “machucar” ou piorar o problema com as costas.

O que elas não sabem é que a prática de exercícios físicos, se acompanhados por bom profissional da área da saúde, pode resolver os seus problemas na coluna.

As atividades físicas fortalecem a musculatura, alongam os músculos das costas e ajudam a dar sustentação ao corpo, diminuindo os riscos de lesões.

Então vamos levantar do sofá, pois quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, sim! Listamos 5 exercícios que são ideais para você praticar:

1. Musculação

A musculação trabalha com a tonificação dos músculos, melhorando o seu condicionamento físico e fortalecimento.

Além disso, previne lesões, proporciona o ganho de massa muscular, melhora a postura e rejuvenesce.

Mas atenção: é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde para auxiliar no peso das cargas e intensidade dos exercícios.

2. Natação

A natação é uma das modalidades mais completas, porque os movimentos envolvem grande parte dos músculos, melhorando a postura e a flexibilidade.

Proporciona desde a perda calórica até o equilíbrio muscular e o relaxamento dos músculos, além de promover a circulação sanguínea.

Os esportes aquáticos são ideais para quem possui alguma lesão, pois os músculos trabalham mais do que na terra, requerendo maior gasto de energia.

3. Hidroginástica

A hidroginástica aprimora a postura e a coordenação motora, melhorando o condicionamento físico.

Ela melhora o humor e a disposição, pois a água morna diminui a ansiedade e até mesmo o estresse.

Se comparado com atividades físicas na terra, a água reduz até 80% do peso, causando menos pressão nas articulações, costas e dorso.

4. Alongamentos

Os alongamentos fazem com que seus músculos trabalhem ao contrário da sua contração: vai reduzir a tensão do movimento mantendo a flexibilidade.

Previne as lesões porque alongam as fibras musculares, proporcionando mais agilidade e elasticidade.

Além disso, aumentam a flexibilidade muscular para alcançar maior movimentação das articulações.

5. Ginástica holística

A experiência do Instituto Patricia Lacombe com a ginástica holística tem um índice de sucesso de 94% de reduções cirúrgicas, trabalhando com  a respiração, o alongamento e relaxamento dos músculos proporcionando equilíbrio do tônus postural.

Através do alinhamento corporal, todas as estruturas do corpo ficam bem posicionadas e funcionam em sua plenitude o que diminui o gasto energético do organismo. 

Além disso, em conjunto com o corpo e a mente, a ginástica holística previne a fadiga, desgastes prematuros, dores e até mesmo lesões, melhorando sua qualidade de vida.

Dor nas costas não é uma desculpa para não se movimentar! Vimos que quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, pois as modalidades ajudam a estabilizar o tronco, aliviar as dores e prevenir as lesões. O mais importante é você escolher uma atividade que goste e que lhe dê prazer, mas que seja acompanhado por um profissional da área da saúde, para que ele possa orientá-lo e acompanhá-lo em sua evolução.

Ficou interessado em conhecer mais sobre nossos tratamentos para a coluna? Siga-nos Facebook e fique por dentro de todas as novidades!