Você sente dor nos braços? Descubra agora o que pode ser!

Por acaso, você chega do trabalho ou depois de um dia inteiro de rotina doméstica e apresenta dor nos braços? É preciso ficar de olho nesse sintoma, mesmo que a dor seja de baixa intensidade. Isso porque esse incômodo pode esconder problemas de saúde mais sérios e que precisam ser tratados a tempo. 

Por exemplo, a dor no braço pode indicar alterações nos músculos, nos tendões ou cardiovasculares. Essas caraterísticas podem evidenciar que você executa atividades repetitivas, possui uma tendinite ou má circulação sanguínea. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas das principais razões para a dor nos braços. Descubra também como tratá-las. Confira! 

Esforço repetitivo

Quando fazemos uma atividade física intensa e exaustiva, ou qualquer outro esforço repetitivo, é comum aparecer a dor nos braços. Isso acontece porque durante o esforço deve ter havido desgaste do músculo na parte da frente ou na parte de trás do braço. Geralmente, a região apresenta inchaço, mas nem em todos os casos.

Para resolver esse problema, recomenda-se, durante as primeiras 48 horas, colocar uma compressa com gelo ou água fria no local da dor. Se passar desse período, é mais útil apelar para uma compressa morna. Nesse último caso, pode-se aplicar a compressa por cerca de 20 minutos por, pelo menos, duas vezes ao dia. A utilização de uma pomada anti-inflamatória também é comendada para ajudar nesse processo de recuperação. 

Tendinite

A dor no braço pode também ser ocasionada por uma tendinite. Essa é uma inflamação da estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Ela pode acontecer em diversas partes do corpo, como ombros, punhos, dedos, tornozelos e, inclusive, os braços. A tendinite pode ser causada por diferentes motivos. 

Por exemplo, movimentos repetitivos que normalmente são associados a questões de trabalho, como o uso de computadores, podem ser um forte causador de tendinite. A prática de atividades físicas em excesso e doenças autoimunes também estão entre as principais causas.

Felizmente, a ginástica holística possui uma série exercícios para tendinite, os quais previnem e solucionam as dores decorrentes desse problema. Quer um exemplo? O alongamento dos braços.

Esse movimento deve ser feito na posição em pé, apoiando os braços de frente para a parede. Depois mantenha a palma da mão voltada para baixo, formando um ângulo de 90° graus com a parede. Permaneça nessa posição por 30 segundos. Faça isso por três vezes. Outros movimentos, como esse, podem ser encontrados no aplicativo FisioClub.

Má circulação

Uma má circulação sanguínea, geralmente, pode apresentar dor nos braços. Isso ocorre pelo fato de que o sangue não está percorrendo as partes essenciais do membro. Nesse caso, a dor nos braços pode acompanhar outros sintomas, como dormência, cãibras, úlceras e, até mesmo, perda de força nas mãos. Nesses casos, é importante procurar imediatamente um médico, caso, em algum momento, você sinta taquicardia ou pressão sobre o peito.

Essas foram algumas das razões para a dor nos braços. Ao conseguir identificar o que está causando esse sintoma, é importante perceber quando a dor no braço surgiu, sua intensidade e se apresenta alguma melhora após um breve repouso. Essas informações são importantes para formar a sua consciência corporal e procurar uma ajuda especializada. 

Já recomendamos o alongamento dos braços como exercício para tratar tendinite. Mas esse não é o único: conheça, agora mesmo, outros exercícios para tendinite que você pode praticar em casa