Você sabia que a má postura pode causar dor de cabeça? Os maus hábitos da atualidade, como a quantidade de horas que passamos olhando para o smartphone e sentados de forma errada na frente do computador, além do tempo que ficamos em pé no trabalho, podem resultar nesse sintoma nada agradável que afeta a qualidade de vida de maneira significativa.
Na forma de cefaleia tensional ou enxaqueca, a dor de cabeça também pode ser causada por outros motivos, como estresse, má alimentação e até mesmo fatores genéticos. No post de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre como uma postura inadequada pode desencadear esses tipos de dores.
Continue conosco e confira!
Por que a má postura provoca dor de cabeça?
O tipo mais comum de dor de cabeça causado pela má postura é a cefaleia tensional. A posição inadequada da coluna comprime os nervos e resulta em tensão na cervical e dor na base da cabeça, a qual irradia e pode atingir a região acima dos olhos.
Essa dor, considerada de leve a moderada, pode se tornar intensa e crônica no caso da posição incorreta da coluna gerar problemas mais sérios, como hérnia de disco, bico de papagaio, escoliose e hiperlordose.
No caso da enxaqueca, a tensão nas costas, ombros e pescoço formam pequenos nódulos chamados de pontos de gatilho. Eles fazem com que neurotransmissores emitam sinais que resultam em dores latejantes no rosto e na cabeça.
Como identificar se a dor de cabeça é causada por alterações na postura?
A dor de cabeça tensional é acompanhada por incômodos no pescoço, nuca e ombros. Ela é agravada por movimentos da cervical e por o indivíduo continuar com a postura incorreta, sem receber o tratamento adequado.
Também pode haver uma sensação de formigamento e dormência na base da nuca que se estende até a área superior dos olhos.
Já na enxaqueca, os sintomas são característicos da condição e incluem dor em somente um lado da cabeça, náuseas e sensibilidade à luz. Consulte um médico para confirmar se a má postura é a origem do seu quadro.
O que fazer para amenizar esse sintoma?
Para prevenir as dores de cabeça, é importante cuidar da postura, especialmente no ambiente de trabalho. Por isso, utilize acessórios ergonômicos que ajudam a manter a coluna alinhada, como apoio para a lombar e elevação para os pés.
Ademais, um aliado importante na busca de uma postura adequada é a ginástica holística. Trazida de Paris, essa prática inclui mais de 800 movimentos que auxiliam a melhorar a postura e amenizam as dores de cabeça.
Os exercícios não são feitos com aparelhos ou pesos: o corpo é a única ferramenta necessária. Assim, é desenvolvida a plena consciência corporal, com melhorias para a respiração, tônus muscular e equilíbrio.
A má postura está afetando a sua saúde e provocando quadros de dor de cabeça? Então você precisa conhecer o Instituto Patrícia Lacombe. Estamos a mais de 20 anos no mercado ajudando pacientes com patologias decorrentes de alterações posturais a recuperarem o bem-estar e qualidade de vida.
Ficou interessado? Entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua consulta!