4 dicas imperdíveis para evitar o torcicolo

Todos nós conhecemos alguém que, em algum momento da vida, sofreu com as dores do torcicolo. Isso quando não fomos nós mesmos que encaramos esse mal, seja devido à má postura, a um movimento brusco na região do pescoço ou ao posicionamento inadequado na hora de dormir. Por isso, sempre surge a dúvida: como evitar o torcicolo?

Esse incômodo age de maneira bastante simples, mas muito dolorosa. Por algum tipo de lesão, os músculos da região do pescoço acabam sofrendo de espasmos e isso faz com que os movimentos fiquem limitados, sob a ação da dor, que pode se estender para a musculatura de outras regiões, como o dorso. 

Além das causas mais comuns, o torcicolo também pode ter sua origem em alguma outra doença que  oafetas discos da coluna, como formações ósseas anormais, por exemplo. 

No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como evitar o torcicolo e fazer com que essa dor não atrapalhe suas atividades do dia a dia. 

1. Cuide-se na hora de dormir

Dormir de barriga para cima é sempre a melhor opção, pois a coluna repousa de forma mais confortável. Mas se você prefere repousar de bruços ou de lado, verifique se seu travesseiro não está muito alto. O ideal é que ele tenha entre 10 e 15 centímetros de altura, para evitar que seu pescoço se mova durante a noite de uma forma não natural.

Falando em travesseiros, os de modelo cervical ou ortopédico são projetados de forma a dar suporte para o pescoço, com partes rebaixadas onde você vai repousar a cabeça.

Esses tipos de travesseiros são ótimos para manter o pescoço alinhado à coluna.

2. Mantenha o conforto no local de trabalho

Se você é daquelas pessoas que passam a maior parte do tempo sentadas em uma cadeira de escritório, é muito importante prestar atenção à sua postura.

O ideal é que o computador esteja ajustado para ficar na altura dos seus olhos, de modo que você não precise forçar o pescoço para baixo para enxergar a tela. É possível usar livros ou outros objetos para deixar o monitor na altura adequada. 

É importante também se sentar de maneira correta na cadeira, mantendo uma boa postura, e fazer pequenos intervalos a cada 30 minutos para alongar os músculos do corpo. Um ótimo e simples exercício para alongar é levar o queixo em direção ao pescoço.

3. Tenha uma postura adequada

Manter uma postura ruim pode forçar os músculos e ligamentos que sustentam o pescoço causando, assim, o torcicolo e podendo resultar em uma lesão com o passar do tempo. 

Cabeça e ombros caídos para a frente são exemplos comuns de posturas que contribuem para o desenvolvimento de torcicolo, pois fazem com que a parte superior das costas caia também, criando um estresse em toda a coluna

4. Distribua o peso

Um erro muito comum que cometemos é o de carregar bolsas, mochilas e sacolas de um lado só do corpo, fazendo com que os ombros fiquem desnivelados, causando dor. 

Preste atenção quando transportar bolsas e sacolas. Mantenha os ombros sempre no mesmo nível e tente carregar somente o necessário. Se possível, prefira utilizar uma mochila que divida o peso igualmente nos ombros. 

Sabemos que é difícil acabar com todas as dores que sentimos, principalmente no pescoço e costas, mas esperamos que, com essas dicas, fique mais fácil se prevenir e evitar o torcicolo.  

Se você gostou deste conteúdo, baixe o nosso app e fique por dentro de muito mais!