O que não pode faltar no escritório de quem precisa cuidar da postura?

Houve um tempo em que dores nas costas, no pescoço e nos ombros estavam associadas à idade. Hoje, com boa parte das pessoas trabalhando sentadas em frente a computadores durante longos períodos, é cada vez mais comum encontrar jovens com problemas de postura e dores associadas a eles. Por isso, é imprescindível cuidar da postura também no ambiente de trabalho.

Para isso, é preciso pensar tanto nas atitudes que devem ser tomadas para trabalhar o corpo e evitar ou diminuir os danos causados por esse estilo de vida, quanto em como a estrutura do local de trabalho de cada um pode contribuir para a manutenção (ou a deterioração) da saúde da coluna.

A seguir, vamos indicar as precauções que você deve tomar na sua rotina no trabalho. Confira!

Cadeira com regulagem de altura

Como as mesas e escrivaninhas, em geral, têm altura fixa, é importe que o escritório forneça aos seus funcionários cadeiras com regulagem de altura. Dessa forma, o trabalhador poderá adaptar a altura do assento para permitir que: 

  • ele se sente sobre os ísquios, que são os ossos pontudos da bacia que conseguimos sentir quando sentamos em uma superfície mais dura;
  • ele mantenha os joelhos dobrados formando um ângulo de 90º entre coxas e canelas;
  • com a coluna reta e apoiada no encosto, ele consiga apoiar os antebraços na mesa sem tensionar os ombros e fazendo com que antebraços, punhos e mãos formem uma linha “sem quebras” ou ângulos.

Apoio para os pés

Quando estamos sentados, ocorre uma sobrecarga sobre a coluna lombar. Se os pés forem completamente apoiados no chão (ou em uma superfície reta), essa sobrecarga é diminuída. Contudo, devido à variação de altura entre as pessoas, nem todas conseguem manter os braços na posição correta ao mesmo tempo em que conservam os joelhos dobrados a 90º e encostam os pés no chão. 

É aí que entra o apoio para pés, que também deve ser regulável, para se ajustar melhor a pessoas de diferentes estaturas, assim como mesas e cadeiras de alturas diversas.

Apoio para a tela do computador

A tela do computador está na altura correta quando os olhos a alcançam — sem que seja necessário mexer o pescoço para isso —, evitando contrações desnecessárias (as quais, em geral, são seguidas de dores). 

Muitas vezes, a regulagem das telas não é suficiente para que isso aconteça, dessa forma, é preciso investir em um apoio para elas. Na falta de um acessório específico para isso, é possível colocar um telão monitor sobre uma pilha de livros.

Almofadinha

Conforme dito anteriormente, quando sentamos, ocorre uma sobrecarga da coluna lombar. Além de manter os pés apoiados para evitá-la, é possível criar a curvatura natural da coluna utilizando-se de uma almofadinha entre as costas e o encosto da cadeira.

Pausas e alongamentos

Todos esses acessórios tornam o ambiente de trabalho mais ergonômico e contribuem para a manutenção de uma boa postura, mas devem vir acompanhados de pausas periódicas para “esticar as pernas”, estimulando a circulação.

A regra é parar por 15 minutos a cada 2 horas trabalhadas. Esses hiatos podem ser sincronizados com as idas ao banheiro ou os intervalos para o “cafezinho”.

Além disso, é válido se alongar algumas vezes ao dia, o que mantém ou melhora a flexibilidade, aumenta o movimento das articulações, ajuda a relaxar e contribui para evitar lesões (principalmente aquelas provocadas por se manter muito tempo em uma única posição).

Se você gostou dessas dicas para cuidar da postura, certamente vai gostar de conhecer o aplicativo FisioClub, que apresenta também exercícios simples para aliviar dores imediatamente. Saiba mais sobre o app aqui!