A disfunção da ATM é um dos problemas articulares mais comuns existentes — estima-se que elas possam atingir até 75% da população mundial, uma taxa consideravelmente alta. Suas consequências podem passar de um simples desconforto para, até mesmo, a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
Por isso, é fundamental que você observe quais são os principais sintomas e comece a agir quanto antes, para que os problemas não causem desgaste excessivo em sua rotina. Continue lendo, entenda o que é essa disfunção e quais são os protocolos de tratamento possíveis para ela.
O que são as disfunções da ATM?
As disfunções da ATM (também conhecidas como DTM) dizem respeito aos problemas de saúde gerados na região da Articulação Temporomandibular. Essa articulação é vital para os seres humanos, por ser responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, permitindo o encaixe da mandíbula com o resto do crânio.
É uma das articulações mais complexas e exigidas do corpo e, consequentemente, pode passar por uma série de desgastes e problemas que geram dores e outros transtornos de saúde para o paciente. Isso porque ela é a única de todo o corpo que é interligada. Assim, quando se movimenta a articulação direita, a esquerda também se move.
Confira algumas das principais causas da disfunção da Articulação Temporomandibular:
- encaixe de mordida que esteja fora dos padrões saudáveis;
- falta de determinados dentes que cumpram funções essenciais na mastigação;
- próteses mal adaptadas ou “gastas”;
- problemas derivados de bruxismo ou aperto de dentes;
- traumas na região da face;
- artrites e artroses;
- estresse emocional;
- cirurgias de siso;
- consequências de longo tempo de entubamento.
Quais são os problemas que essas disfunções causam?
Por ser uma articulação bastante ativada, os sintomas das disfunções de ATM são bem característicos e intensos, podendo comprometer consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. Alguns dos principais são:
- dor no pescoço;
- dores de ouvido;
- zumbido no ouvido;
- vertigem;
- desgaste dental;
- estalos ao abrir e fechar a boca;
- dor nos ombros;
- dores de cabeça;
- tontura;
- problemas de visão.
Quais os principais protocolos de tratamento?
Como falamos, essa é uma região bastante delicada e, por isso, o tratamento deve ser feito da melhor forma, para que possa trazer a reabilitação do paciente e devolver sua qualidade de vida. Muitas vezes, as dores e desconfortos provocados são intensos, de forma que podem prejudicar consideravelmente a vida da pessoa, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.
Outro ponto é que a DTM não têm cura, ou seja, a ideia é buscar alívio e conforto para que o paciente possa não ter tantos problemas em seu dia a dia.
Por isso, é fundamental entender quais são os principais protocolos de tratamento existentes. Veja alguns deles a seguir.
Medicamentos
Os medicamentos são uma primeira tentativa de intervenção, mas focam apenas na resolução dos sintomas e não nas possíveis causas. Seu objetivo é devolver a qualidade de vida do paciente, minimizando dores e possíveis desconfortos.
Terapias de calor
Outra forma de amenizar inflamações e dores na região é por meio de intervenções de terapias de calor, como laser, ultrassom, entre outros. Elas trazem alívio, tiram as tensões da região e conseguem trazer uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Placas de mordida
Muitas vezes as disfunções da Articulação Temporomandibular são causadas pelo excesso de tensão na mordida (apertamento, rangimento e “bruxismo”). As placas de mordida aliviam esse impacto e minimizam o desconforto para o paciente.
Ginástica holística
A ginástica holística pode ser uma aliada importante para o tratamento da ATM. Isso porque, além de trazer alívio a dores musculares e nas articulações, também promove a redução do estresse e da ansiedade, geradores do problema.
As disfunções de ATM, infelizmente, são comuns, mas promovem uma série de consequências delicadas para o paciente. Por isso, é fundamental seguir os protocolos de tratamento para obter uma melhor qualidade de vida.
Interessante conhecer sobre a DTM, não é mesmo? Outro problema comum no dia a dia de muitas pessoas é o desconforto por trabalhar em pé tempo demais. Você passa por esse tipo de problema? Então leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.