Conheça 4 benefícios da ginástica holística para gestantes

Marcada por mudanças no corpo e na mente das mulheres, a gestação é um período que merece cuidados e atenção. Nesse contexto, a ginástica holística é uma prática de grande valia para as gestantes. Você já ouviu falar sobre ela?

Esse método surgiu como um tratamento alternativo à fisioterapia tradicional, ao pilates e ao RPG. Seu objetivo é prevenir e tratar diversos males, como dores crônicas, alterações na postura e outros problemas — trabalhando o corpo como um todo.

Quer descobrir quais são os benefícios dessa prática especificamente para as grávidas? Neste post, elencamos os 4 principais deles. Confira!

1. Alivia as dores musculares

Um dos principais benefícios de praticar a ginástica holística durante a gestação é que ela ajuda a combater as dores musculares, sintoma frequente entre as mulheres que estão carregando seus filhos no ventre.

As dores são provenientes, na maioria das vezes, do peso extra concentrado na barriga, o que altera o centro de gravidade e pode causar dores fortes nas costas.

Com a ginástica holística, em que a respiração, o equilíbrio e a postura são melhorados, é possível controlar esse sintoma tão incômodo.

2. Reduz o estresse e a ansiedade

Além de trazer benefícios para o corpo, a ginástica holística também promove o relaxamento mental — o que é muito importante para as gestantes, visto que elas podem ficar ansiosas e mais estressadas durante a gravidez.

Isso acontece porque, aos poucos, a mulher aprende a utilizar a consciência adquirida durante a ginástica para lidar com situações do dia a dia que servem como gatilho para o nervosismo e a chateação. Assim, é possível manter o bem-estar mental em dia.

3. Aumenta a flexibilidade e a resistência muscular

Os movimentos realizados durante a ginástica holística mexem com todos os músculos do corpo — inclusive os mais profundos, geralmente pouco trabalhados em outros exercícios físicos —, o que contribui para o aumento da flexibilidade e da resistência muscular.

E o melhor: os movimentos são muito simples, não exigem esforços exorbitantes e podem ser praticados sem perigo algum à gestante. Após a prática, você vai ficar com a sensação de que o seu corpo está mais longo e relaxado.

4. Ajuda nos preparos para o parto

Por fim, não podemos deixar de citar que a ginástica holística é uma grande aliada nos preparos para o parto normal.

Os movimentos realizados contribuem para o ganho de agilidade, a preservação das articulações, a diminuição das dores no quadril e o alinhamento postural. O destaque, no entanto, vai para as melhorias conquistadas em preparo físico e consciência corporal das gestantes que praticam o método, fatores indispensáveis para ter um bom parto.

Como vimos, a ginástica holística é uma grande aliada do bem-estar e da qualidade de vida durante a gestação. Para praticá-la, você pode contar com o Instituto Patrícia Lacombe — clínica de tratamento fisioterápico especializada no método.

Gestantes, cuidem bem da saúde durante esse período tão importante e único de suas vidas — a ginástica holística vai fazer bem a você e, indiretamente, ao seu bebê.

Que tal começar agora mesmo? Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa prática!