Não fique parado! Como sair do sedentarismo de maneira correta?

Muita gente quer, mas não sabe como sair do sedentarismo. Acontece que ficar parado não ajuda muito e pode, inclusive, causar diversos problemas para o corpo como hipertrofias musculares, hipertensão, complicações cardíacas e obesidade.

Para evitar essas doenças, você não precisa, necessariamente, se transformar em um atleta ou se inscrever em uma academia, por exemplo. Acredite! Com pequenas mudanças bem simples no seu dia a dia,  é possível começar uma nova rotina mais saudável, além de interessante. Duvida?  

Confira algumas dicas bem úteis de como sair do sedentarismo e comece a praticar hoje mesmo. Podemos começar? 

Mude pequenos hábitos 

Você vai ao trabalho de ônibus? Que tal começar a descer em um ponto antes? Ou substituir o carro por uma caminhada ou pedalada alguns dias da semana? E por que não trocar o elevador por uns lances de escada?

Tudo isso pode ser um ótimo começo para sair do sedentarismo. Diariamente, somos acomodados por uma série de fatores e nem sempre lembramos que pequenas mudanças como essas, mesmo que gradativamente, podem ser muito benéficas à saúde e ao corpo. 

Estabeleça metas reais 

Não adianta querer, na primeira semana, resultados milagrosos. Quem é sedentário precisa começar devagar, aos poucos. Por isso, é essencial estabelecer metas reais, de acordo com sua resistência e aumentar conforme sua evolução.

Por exemplo, dificilmente você vai conseguir iniciar um treino de corrida em um trajeto de 5 km, sem nunca ter praticado antes. Pode sentir dores localizadas, cansaço excessivo e correr riscos de lesões mais sérias. Por isso, é importante começar em ritmos mais leves. 

Comece um esporte ou uma atividade prazerosa 

Não tem como sair do sedentarismo, sem praticar uma atividade física. Qual esporte você sempre admirou? Por que não tentar e começar agora? Independentemente de sua idade, peso ou limitações, sempre haverá possibilidades de praticar alguma coisa.

Se você não curte muito a ideia de esportes, pode tentar dança, ginástica, alongamentos, entre outras opções. O importante é não ficar parado e começar de alguma forma. 

Persista em seu novo hábito 

Mudar os hábitos não é uma tarefa fácil. Mas se você  começou uma nova rotina,  é uma grande vitória. Mantê-la em prática é o seu novo desafio agora. O lado bom é que, gradativamente, você vai perceber os benefícios para sua saúde, sentir mais disposição, perceber que aquelas dores incômodas de sempre sumiram, etc.

É essencial acompanhar seu corpo durante o processo, incluir novos ingredientes em sua dieta, ter mais cuidados com a hidratação e aumentar, aos poucos, os níveis das atividades. Ah! E desistir, jamais! 

Busque ajuda de profissionais 

Antes de iniciar qualquer atividade física, assim como mudar de hábitos alimentares, é imprescindível fazer os exames de rotina e buscar acompanhamento de um profissional especializado.

Por isso, realize exames e converse com seu médico e nutricionista. Para orientar e motivar os exercícios e as novas práticas, você pode contar com professores de educação física, academias e até praticar ginástica holística, que é um método de reeducação postural que trabalha o alongamento, relaxamento e o fortalecimento dos músculos,  por exemplo. 

Essas são algumas dicas de como sair do sedentarismo. Nada de preguiça ou desculpas para começar os novos hábitos. Pratique e comemore os resultados! 

Curtiu? Quer cuidar melhor de sua saúde? Confira também nosso post com 5 dicas para o fortalecimento da coluna. Boa leitura!