Você sabia que o estresse causa dor nas costas, na cabeça e no estômago, além de afetar significativamente o nosso dia? Pessoas que passam a vida sob pressão, tanto profissional quanto pessoal, são fortes candidatos aos seus prejuízos diários, como também a desenvolverem problemas futuros, muitas vezes, irreversíveis.
Então, pensando em reduzir esses danos, neste post explicaremos como uma vida estressante pode afetar a saúde física e mental, e quais são as maiores formas de tratamento para esse mal. Continue lendo e confira!
O que é o estresse?
O estresse é a forma emocional e física de o organismo reagir a diversos tipos de pressão. Seus sintomas variam em cada pessoa, mas, geralmente, os sinais emocionais de que algo não está bem podem ser descritos como: dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão, cansaço em excesso e insônia.
Já os indícios físicos abrangem coração acelerado, dificuldade de respirar, dores no estômago, cabeça e costas, além de músculos comprimidos que chegam a causar tremores e boca seca.
Bom, sabemos que, na correria do dia, é impossível evitar situações estressantes. Porém, é essencial que saibamos ponderar esses momentos para não sofrermos excessivamente com os problemas.
Por que o estresse causa dor nas costas?
O estresse causa a liberação de hormônios que promovem maior percepção da dor. Essas substâncias também são responsáveis por intensificar a tensão muscular, já que os músculos podem ficar tão comprimidos, involuntariamente, a ponto de sofrerem com fortes espasmos.
Quando essa tensão muscular acontece, há uma redução da circulação do sangue para os tecidos, reduzindo a quantidade ideal de oxigenação. Normalmente, a circulação adequada promove e liberação dos resíduos ácidos dos tecidos.
Além de gerar dor e fadiga, esse acúmulo retarda a cura do organismo, e qualquer lesão antiga na coluna, por exemplo, pode se tornar insuportável sob a tensão extra.
Um caso clássico são as pessoas que sofrem com dores no ciático, e as sentem potencializadas com situações de estresse. Nesse caso, pode se tornar um ciclo irremediável: quanto mais estresse, mais dor, e quanto mais dor, mais estresse.
Como aliviar as dores nas costas geradas pelo estresse?
Alongamentos e exercícios são 2 atividades primordiais para quem quer relaxar os músculos e aliviar o esgotamento. Mas uma das formas mais eficazes de reduzir as dores é evitar preocupar-se demais com coisas menos importantes.
Ginástica holística, acupuntura, massagens terapêuticas ou osteopatia também são atividades recomendadas para quem deseja se livrar das dores. Apenas lembre-se de que, quando está com alguma dor, o organismo se torna menos capaz de tolerar simples exercícios físicos, já que os músculos estão mais vulneráveis.
Vejamos, agora, como aliviar o estresse:
1. Pratique exercícios
Como já mencionamos, a prática de atividades fortalece os músculos e promove alívio. A Ginástica Holística, por exemplo, é um exercício que proporciona maior alongamento, flexibilidade e força, além de auxiliar na respiração, gerando uma sensação de bem-estar e espantando o estresse.
2. Procure um profissional
Nada de se automedicar e mascarar as dores. Quando os incômodos forem frequentes, além de acrescentar os exercícios, procure um ortopedista e relate o que está ocorrendo.
Ele é o profissional mais indicado para receitar os medicamentos ideais, e também ficará responsável para indicar tratamentos com fisioterapeutas mais específicos.
3. Tire um tempo para você
O cotidiano é intenso, mas permita-se relaxar, pelo menos, um dia por semana. Tome um banho quente e faça compressas de água morna no local onde sente as maiores tensões — seja pescoço ou costas. Ao fim do dia, coloque as pernas para cima por 5 minutos, e tente desligar a mente.
No dia a dia, aprenda a dizer “não”, respeitando as suas vontades, e tente resolver os problemas dos mais práticos aos mais complicados, sempre procurando ajuda caso não possa resolvê-los sozinho.
Enfim, agora que descobriu como o estresse causa dor nas costas, que tal uma ajuda para otimizar a sua qualidade de vida? Baixe o aplicativo Fisioclub e tenha sempre dicas sobre como melhorar a sua disposição em qualquer lugar!