DIABETES, COMO CONTROLAR?

Estudo Piloto será realizado em 2023, para implementação de um programa multidisciplinar de pré-diabéticos no SUS.

A diabetes é uma síndrome metabólica, crônica e progressiva, causada pela falta de produção da insulina ou da incapacidade dessa insulina de exercer sua função, resultando nos altos níveis de glicemia (hiperglicemia). Essa síndrome pode ser caracterizada em dois grupos, sendo eles o tipo 1; a baixa produção de insulina, geralmente transmitida por DNA e, o tipo 2: a dificuldade que a insulina produzida tem para quebrar as partículas de açúcar no sangue, influenciadas pela má alimentação e rotina de exercícios.

A diabetes é uma das deficiências na qual não existe cura e, por isso, clínicas como o Instituto Patrícia Lacombe tem investido em protocolos de prevenção e auxílio no controle de glicemia desses pacientes. O Instituto trabalha com um método de Ginástica Holística originado na França, capaz de reorganizar o corpo de maneira global através de diversos movimentos e materiais personalizados, como o rolinho cervical. Esses movimentos permite ao individuo uma utilização racional dos músculos e órgãos internos, o que proporciona uma economia maior de suas forças.

Um estudo de caso publicado no livro “Ginástica Holística Experiências pelo mundo”, relata uma pesquisa com pacientes diabéticos, em tratamento para correção postural. Os pacientes apresentaram resultados de exames glicêmicos no inicio e no fim do tratamento, para comprovar a eficácia do método Ginástica Holística com o controle do diabetes.

A reorganização corporal, o fortalecimento e o acompanhamento profissional, resultaram em uma melhora de 70% no controle da glicemia, providenciando uma qualidade de vida superlativa.

O Instituto Patricia Lacombe é mais conhecido por tratar da coluna e comportamentos posturais sendo referência aos idosos que buscam a autonomia e, recentemente foram convidados para fazer parte de um programa multidisciplinar que fará uma pesquisa coordenada voltada à pacientes pré-diabéticos.

Esse estudo será um piloto realizado no ano de 2023 com 30 aulas que trabalharam com as limitações desses pacientes, a prevenção das alterações patológicas, dentre elas, os olhos (alterações visuais), circulação (alterações dos vasos sanguíneos), aumento dos espaços entre vértebras (melhor condução nervosas), melhora dos órgãos internos (melhora na função renal), juntamente o fortalecimento muscular e a diminuição do estresse e  ansiedade.

Após os resultados do estudo piloto, essa abrangência será compartilhada à toda secretaria de saúde, se tornando o programa multidisciplinar de pré-diabéticos no SUS, o Sistema Único de Saúde.

O protocolo de Diabetes desenvolvido pela Dra. Patrícia Lacombe, está disponível na nossa unidade de tratamento, em Campinas e você pode se beneficiar imediatamente desse tratamento!

Entre em contato pelo telefone (19) 3751.4000 ou e-mail instituto@patricialacombe.com.br e acompanhe nosso perfil no Instagram (@instituto.patricialacombe).