Para estar saudável, não basta não sentir dor ou não estar doente. O conceito se refere ao bem-estar completo do ser humano, ou seja, a uma boa saúde física e mental. É, sem dúvida, ter qualidade de vida.
No entanto, com tantas obrigações e horários para cumprir, seja no trabalho ou em casa, como planejar uma rotina corrida para alcançar o equilíbrio para corpo e mente? Acompanhe, a seguir, 6 maneiras para deixar a sua saúde mental e física em dia:
1. Tenha um boa noite de sono
Você só vai estar bem disposto e feliz se conseguir ter uma boa noite de sono. Se o seu dia é agitado e os compromissos não cabem na sua agenda, comprometendo suas horas de sono, é melhor repensar sua vida e definir prioridades.
Vale lembrar que dormir mal desorganiza todo o seu metabolismo e contribui para obesidade e depressão.
2. Reserve um tempo só para você
Carreira, estudos, casa, filhos e um monte de compromissos deixam qualquer um estressado, o que prejudica a saúde como um todo.
Reserve um momento para você se desligar de tudo: vá ao cinema, encontre os amigos, faça meditação ou se dedique a um hobby. Ter esse tempo individual é muito importante para a saúde mental.
3. Tenha uma alimentação equilibrada
Um prato balanceado e rico em nutrientes também é um grande aliado para manter a boa saúde do corpo e da mente. E não estamos só falando dos resultados com a perda de peso ou prevenção de doenças do coração!
Muito açúcar e cafeína deixam as pessoas mais agitadas, por exemplo. Os alimentos têm um grande reflexo no nosso bem-estar e, por isso, uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde física e mental.
4. Esqueça um pouco as tecnologias
Os smartphones têm deixado as pessoas mais ansiosas e dependentes dessa tecnologia. Além de prejudicar o sono, ficar conectado o tempo todo compromete até o convívio social — algo bastante saudável para qualquer um.
5. Movimente-se
Para ter uma boa saúde física e mental, é indispensável fazer alguma atividade que mexa com o corpo. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que os adultos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.
No entanto, se a sua rotina é corrida, você pode fazer algumas adaptações, como subir escadas em vez de usar o elevador.
Além de prevenir riscos cardiovasculares e outras patologias, o exercício físico reduz os níveis de estresse, ansiedade e risco de depressão e melhora o humor.
6. Busque métodos alternativos
Uma recomendação bacana para quem procura uma prática que une o bem-estar mental e físico é a ginástica holística. Ela traz ganhos na respiração, tônus muscular e propicia a harmonia do corpo — tudo isso com mais de 800 movimentos!
A atividade pode ser praticada por todas as faixas etárias e tudo o que é ensinado pelo professor é levado para as atividades que realizamos no nosso dia a dia. Sendo assim, o praticante adquire consciência corporal, melhora a postura e, consequentemente, a autoestima.
Vale ressaltar, ainda, que a ginástica holística pode atuar no tratamento de dores e lesões na coluna, de diversas patologias e também tem a finalidade preventiva, com ganhos para a saúde mental e física.
Lembre-se de que, para obter todos os benefícios, é importante que a atividade seja realizada somente em clínicas credenciadas para a aplicação da técnica.
As nossas dicas foram úteis para você? Aproveite e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais — nunca é demais incentivar um estilo de vida que leve em consideração a saúde mental e física de quem gostamos!
Bacana.
Gostei.