Entenda por que você deveria cuidar mais do seu assoalho pélvico!

Você sabe o que é o assoalho pélvico? Sabe qual a importância dele no corpo? A maior parte das pessoas não sabe que ele existe até que surjam alguns problemas.

As disfunções relacionadas ao assoalho pélvico têm aumentado e isso se deve a vários fatores, como envelhecimento da população, sedentarismo e a gravidez. Se você quer conhecer um pouco mais sobre este assunto, continue lendo o post que preparamos!

O que é assoalho pélvico?

O assoalho pélvico, que também é conhecido como períneo, é um conjunto de treze músculos, ligamentos e fáscias musculares localizados na bacia, entre os ossos púbis e cóccix. Nas mulheres ele está localizado entre a vulva e o ânus e nos homens entre a bolsa escrotal e o ânus.

É ele que sustenta a bexiga, útero ou próstata e intestino, sendo também responsável pelo controle dos esfíncteres anal e urinário e ainda tem um papel na relação sexual.

Por que cuidar do assoalho pélvico?

Quem controla a liberação da urina, fezes e de gases é o períneo. Quando ele está enfraquecido podem ocorrer algumas disfunções: a incontinência urinária e fecal, flatos (gases involuntários) e redução do prazer sexual.

Durante o período da gravidez o papel do períneo é ainda mais importante, pois ele vai sustentar o peso do bebê. A partir do segundo ou terceiro trimestre a região já se encontra sobrecarregada, por isso é muito comum que as grávidas sofram com incontinência urinária e liberação involuntária de gases. Na hora do parto normal, é o períneo que ajuda a expulsar o bebê.

Os idosos compõem outro grupo que enfrenta problemas com o assoalho pélvico. Com o avançar da idade a musculatura em geral perde sua tonificação e, consequentemente, não funciona da forma que deveria, incluindo o períneo. É muito comum encontrarmos idosos que precisam usar fraldas geriátricas por causa da incontinência urinária e fecal.

Tem aumentado o número de jovens e adultos com o assoalho pélvico fraco. Esse fenômeno acontece por causa do estilo vida sedentário da maior parte da população.

O trabalho predominantemente sentado e a falta de atividade física causam o enfraquecimento, que leva às disfunções do assoalho pélvico. Em alguns casos, a fraqueza está associada à lesões na região e, no caso das mulheres, a episiotomia.

Como cuidar do assoalho pélvico?

Para funcionar corretamente, o assoalho pélvico precisa estar equilibrado. E o que isso significa? Que a musculatura do períneo precisa ser trabalhada e estimulada; os músculos precisam estar fortes, alongados e relaxados.

Existem exercícios específicos para a região, dentro da Ginastica Holística e em todos os movimentos podemos estimular a região trabalhando a respiração de forma adequada. O pompoarismo e Kegel, e algumas atividades físicas também estimulam o fortalecimento. Antes de realizar qualquer exercício, procure um fisioterapeuta ou profissional de Educação Física para te orientar.

Como podemos ver, o assoalho pélvico é uma região muito importante do nosso corpo e não deve ser “esquecida”. É importante aprender a identificá-lo e ter consciência da força que ele exerce no corpo.

Agora que você já conferiu todas as dicas do post, aproveite para experimentar nosso aplicativo e conhecer outras dicas de saúde e bem-estar além de dicas de exercícios!