O que é fisioterapia cardiopulmonar e como ela é aplicada

Quem possui problemas cardíacos ou pulmonares sabe o quanto se torna difícil realizar as atividades do dia a dia. O cansaço resultante dessas condições é proveniente de uma complexa rede que une esses dois órgãos e transforma práticas simples em barreiras difíceis de transpor.

Nesse sentido, a fisioterapia cardiopulmonar é um tratamento que busca melhorar a qualidade de vida desses indivíduos por meio de um método pouco invasivo e que, ainda por cima, promove saúde e bem-estar. Quer saber mais sobre esse tratamento? Então acompanhe!

O que é a reabilitação cardiopulmonar?

A reabilitação cardiopulmonar consiste em um conjunto de ações com o objetivo de aprimorar a capacidade funcional do coração. Ela utiliza meios diretos e indiretos, como controlar os fatores de risco, por exemplo. É indicada a pacientes que possuam problemas cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, angina instável, alguns problemas pulmonares e também para aqueles que estão se recuperando de uma cirurgia cardíaca.

Mesmo que a parte principal do tratamento esteja baseada no exercício físico supervisionado para fins terapêuticos, ele também permeia atividades educacionais e de suporte, como consulta a psicólogos e nutricionistas. O exercício é realizado de acordo com cada paciente, sempre sob supervisão de fisioterapeutas ou educadores físicos especialistas nesse tipo de função.

Qual a importância do exercício físico?

O exercício exerce papel crucial na manutenção da saúde e é ainda mais expressivo para terapêutica de pacientes que possuem patologias cardíacas ou pulmonares. Indivíduos que apresentam DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), dislipidemia, obesidade e pós-operados de cirurgias bariátricas e oncológicas devem realizar o procedimento.

Os programas para reabilitação cardiopulmonar podem ser extremamente eficientes, ultrapassando os resultados de medicamentos utilizados para tratamento dessas patologias. Um melhor proveito pode ser alcançado de uma combinação entre terapias medicamentosas e exercícios. 

A realização desses últimos de maneira terapêutica deve ser feita da mesma maneira que os medicamentos: são preestabelecidas a frequência de realização e a duração do tratamento. O médico especialista deve realizar avaliação específica para analisar o grau de risco do paciente. É utilizado o histórico médico, o exame físico e exames complementares como hemograma e lipidograma.

Uma avaliação funcional também é executada, determinando corretamente o nível de supervisão do qual o paciente necessita e o tamanho do esforço que deve ser realizado. Devem ser criadas metas a ser alcançadas por cada pessoa individualmente.

O que pode ser melhorado com o uso de fisioterapia cardiopulmonar?

A fisioterapia cardiopulmonar utiliza um programa de exercícios capaz de melhorar a capacidade do coração, do pulmão e dos músculos e ossos. Eles ajudam a controlar a pressão arterial e o nível de colesterol e lipídios. Além disso, promovem diminuição dos níveis de glicose e controle de peso.

Outros aspectos também são afetados positivamente. O paciente apresenta melhora na qualidade do sono e aumento da imunidade. Tudo isso reduz, e muito, a mortalidade associada às doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em nosso país.

Outro ponto positivo é que esse tipo de tratamento apresenta efeitos colaterais mínimos, em outras palavras, sua prática é extremamente segura. Todas as contraindicações são bem estabelecidas, e todo cuidado necessário a cada paciente é realizado de forma individual.

E aí, gostou do nosso texto? Então baixe o nosso aplicativo e tenha acesso a dicas exclusivas, que ajudarão você a ter mais qualidade de vida, bem na palma da sua mão!