Conheça a diferença entre ginástica holística e RPG

Os cuidados com o corpo e com a mente devem começar cedo para que tenhamos longevidade e qualidade de vida.

Alguns dos grandes distúrbios sofridos pelos brasileiros, em razão da falta de uma atenção adequada, são os problemas posturais, principalmente aqueles relacionados ao estresse do trabalho. No dia a dia, essa má postura ocasiona dores e compromete o desempenho de diversas atividades.

Mas saiba que há solução: existem métodos que visam corrigir a postura, proporcionando a conquista do bem-estar.

No post de hoje, você vai entender a diferença entre ginástica holística e RPG, dois métodos que especializados na melhoria da saúde postural.

Continue a leitura e saiba mais!

Saiba o que é a ginástica holística

Vamos começar falando da ginástica holística.

Essa modalidade tem o objetivo de trabalhar o corpo como um todo, com o intuito de promover o alinhamento da postura e, dessa forma, evitar dores.

Esse método foi criado pela médica e terapeuta alemã Lily Ehrenfried e tem se tornado popular no Brasil, atraindo pessoas interessadas em tratar e prevenir diversos tipos de lesões causadas por esforços repetitivos, hérnias e também dores corriqueiras na região das costas.

A ginástica holística é baseada em três pilares. São eles: educação, prevenção e tratamento.

Desse modo, o trabalho visa estimular a consciência corporal, o que significa também a execução correta de movimentos que são feitos no dia a dia e, principalmente, o alívio de tensões.

Conheça as principais características do método RPG

Agora, seguimos com o RPG, ou reeducação postural global.

Esse método foi criado pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, a partir de estudos de física e biomecânica.

Aplica-se a diversas patologias que requerem o tratamento fisioterapêutico, tendo como base três princípios fundamentais.

São eles: a individualidade, que é a forma como cada ser humano reage de formas diferentes; a casualidade, que entende que a real causa do problema nem sempre está perto do sintoma (causa/consequência); a globalidade, que trata o corpo como um todo e busca identificar a responsabilidade das retrações musculares.

Entenda a diferença entre ginástica holística e RPG

Ambos os métodos trabalham com a reabilitação da postura. Entretanto, a diferença entre ginástica holística e RPG está no dinamismo.

A ginástica holística proporciona muito mais autonomia ao aluno e, ao longo das aulas, utiliza mais de 800 movimentos globais que proporcionam a melhoria da respiração e do tônus muscular, colocando o corpo em equilíbrio com sua funcionalidade.

A técnica mexe com toda a musculatura profunda do corpo, e não há contraindicação para a sua prática.

O método RPG, por ter dinâmica de atividade mais lenta, muitas vezes, causa monotonia nos alunos.

Outra diferença essencial é que o RPG exige supervisão constante, em razão dos princípios de sua prática.

Assim, diferentemente da ginástica holística, na qual o aluno pode reproduzir os movimentos em casa após a aula, o RPG não permite tanta independência no desenvolvimento do programa.

Vantagens da ginástica holística

Como citamos acima, os cuidados com o corpo e com a mente devem começar desde cedo. Nesse sentido, a ginástica holística é uma excelente aliada, pois age na prevenção de diversas doenças relacionadas à má postura.

Entre os benefícios, destacamos a reorganização postural e o equilíbrio do tônus muscular. Além disso, o método faz com que a respiração do aluno fique cada vez mais natural e condizente com cada momento do seu dia.

Muito usada nas áreas de ortopedia, neurologia e reumatologia, a ginástica holística também pode ser uma alternativa para os períodos de gravidez e pós-parto, com o objetivo de auxiliar o organismo no processo de adaptação de peso e respiração.

Os exercícios também são indicados para crianças, favorecendo a conquista de flexibilidade, harmonia corporal e precisão.

Agora que você já sabe a diferença entre ginástica holística e RPG para cuidar da sua saúde, entre em contato conosco para fazer uma avaliação!