Ginástica holística em casa: 7 exercícios que você precisa aprender

Se você já ouviu falar sobre a ginástica holística, provavelmente sabe que esse tipo de prática é capaz de proporcionar muitos benefícios à saúde. Ela tem como objetivo principal melhorar a postura e a consciência corporal, fazendo uso de movimentos diferenciados que buscam trabalhar o corpo como um todo e não somente regiões específicas. E o melhor: dá para fazer exercícios de ginástica holística em casa!

Para fazer em casa, você vai precisar do auxílio de materiais simples e fáceis de encontrar. Faça cada movimento com calma, tendo atenção e concentração para que alcance o real objetivo dos exercícios.

Quer conhecer algumas dessas práticas? Acompanhe este texto e conheça alguns exercícios holísticos e também um pouco sobre a história e benefícios desse tipo de ginástica. Confira!

A origem dos exercícios de ginástica holística

Pode parecer que seja milenar, mas as técnicas da ginástica holística são bastante recentes. Quem as desenvolveu foi a médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, por volta de 1933, na França, aplicando os ensinamentos que recebeu de Elsa Gindler, em Berlim. A proposta era orientar, prevenir e tratar diferentes patologias e melhorar o rendimento do corpo.

Com o passar do tempo, pacientes da Dra. Ehrenfried notaram benefícios importantes. Melhoras no sistema sensorial e motor, além de uma atitude corporal harmônica foram alguns dos elementos que mostraram que os exercícios de ginástica holística de fato eram eficientes.

Logo, os conhecimentos da Dra. Ehrenfried ganharam outras partes do mundo. Por exemplo, no Brasil, a ginástica holística foi trazida pela fisioterapeuta Patrícia Lacombe, a qual já formou cerca de 80 profissionais no país.

Benefícios da ginástica holística

A ginástica holística cuida não apenas de partes do corpo isoladamente, mas dele como um todo. Por isso é que a prática desses exercícios faz agir simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular. Com essa abordagem, é possível observar vários benefícios. Por exemplo, alívio das dores musculares e das articulações, redução do estresse e da ansiedade.

Também há vantagens para o realinhamento da postura. A ginástica holística reorganiza a teia muscular direcionado exclusivamente à coluna, resolvendo os incômodos causados pelo desalinhamento vertebral.

Ainda os exercícios de ginástica holística trazem o benefício da consciência corporal. Essa capacidade permite identificar as nossas posturas inadequadas e pensar em como manter a postura ereta. Essas atitudes contribuem para melhorar todas as funções do indivíduo na sua unidade psicossomática.

Indicações para exercícios de ginástica holística

Por ser um método muito abrangente qualquer pessoa pode ser beneficiada independentemente da idade, sexo e patologia. Mas, os exercícios devem sempre ser feitos com orientação de um fisioterapeuta. Esse profissional tem condições de observar qual a melhor prática para cada tipo de organismo. Com a orientação de um fisioterapeuta é possível evitar lesões graves e acidentes, além de fazer os exercícios serem mais eficientes.

Exercícios de ginástica holística

1. Exercício com bolinha de tênis

Comumente, colocamos uma carga muito maior em determinado lado do nosso corpo. E quem mais sofre com isso é o nosso pé (esquerdo ou direito), que apoiamos com mais frequência. Com isso, causamos certo desequilíbrio em nossos pontos de apoio da pisada.

Para resolver, coloque uma bolinha de tênis abaixo de um dos pé e deslize, para frente e para trás. Repita algumas vezes e depois faça com o outro pé. Com essa prática, você vai promover o realinhamento do seu corpo.

2. Alívio para dor de cabeça com bola de borracha

A bola é uma ótima ferramenta para a ginástica holística em casa, pois pode ajudar bastante quem tem dores, desconfortos e tensões na região da nuca.

O exercício é simples: deite de barriga para cima e dobre os joelhos. Depois, coloque a bola, de preferencia um pouco murcha, embaixo da cabeça, próxima aos ombros. Com isso, faça o movimento de “sim” e repita algumas vezes. Depois relaxe por um minuto e faça o movimento de “não” com a cabeça, repetindo várias vezes. Isso vai fazer com que a pressão da sua nuca seja aliviada e, ainda, ajuda a melhorar o sono.

3. Exercício com tubo de PVC

Com o tubo de PVC, você vai poder alinhar, liberar a tensão e melhorar as dores de sua coluna, fazendo movimentos simples sobre o material.

Coloque o tubo no chão — é importante que ele tenha, em média, um metro de comprimento e dez centímetros de diâmetro ­­­— e deite-se sobre ele. Abra os braços, levando-os na altura dos ombros como se eles formassem uma cruz. Respire por uns 5 minutos, volte os braços e desça do tubo rolando para o chão.

4. Prática para a coluna com cabo de madeira

Outra prática muito eficaz da ginástica holística em casa é feita com o auxílio de um cabo de madeira — você pode substituí-lo por qualquer cabo que seja rígido. Ela ajudará você a alongar a coluna, pois aumenta o espaço entre as vértebras.

Sente-se no chão e una um pé ao outro, como no exercício de borboleta. Pegue o cabo e, com uma das mãos, coloque-o atrás das costas, fazendo com que ele toque no chão, use a outra mão para segurar a barra na parte de baixo. Depois troque as mãos e mantenha a posição.

Para garantir que os movimentos sejam feitos da forma correta, e prevenir que tenha qualquer tipo de lesão durante as práticas, você pode contar com o auxílio de profissionais online em um acompanhamento virtual.

5. Fortalecimento dos joelhos

Esse exercício deve ser feito com barriga para cima e pernas dobradas com o joelho para o teto. Coloque os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. Fique nessa posição por 45 segundos. Vá subindo os braços e deixo-os bem abertos.

Fique assim por 45 segundos. Mexa apenas a parte superior do braço. Descanse e segure por mais 45 segundos. Pronto, os joelhos vão ficar fortalecidos e também há uma melhora na musculatura da barriga.

6. Relaxamento para a região do pescoço

Para esse exercício, você pode utilizar um rolo de macarrão na base do pescoço, próximo à coluna. Deite-se e faça movimentos com a cabeça como se estivesse dizendo não, por 45 segundos. Depois posicione o rolo um pouco mais para cima e faça novamente os movimentos de “não” por mais 45 segundos.

Coloque o rolo de macarrão ainda mais para cima, já na base da cabeça. Faça os movimentos por mais 45 segundos. Depois desse exercício, você terá seu pescoço relaxado.

7. Fortificação dos músculos da perna

Fique em pé com a primeira metade do pé direito em cima de um livro grosso com o calcanhar no chão. Fazendo uma leve pressão, incline o pé por aproximadamente 45 segundos. O pé de apoio deve ficar alinhado com o outro. Mova o pé até que seu centro fique posicionado no livro. Repita esses movimentos. É provável que você sinta dor nesse local, sinal de que o músculo está relaxando e fortalecendo.

Viu só? Com esses exercícios de ginástica holística você vai poder praticar em casa, aliviando suas dores e tensões pelo corpo de forma simples.

Para tornar essa prática ainda mais fácil, baixe o APP FisioClub e tenha dicas exclusivas, aulas semanais, avaliações online e vários outros benefícios!