Sente dores na coluna? Saiba quando procurar um especialista

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em algum momento de nossas vidas sentiremos dores na coluna. Isso pode acontecer em intensidades diferentes e graus variados — muito depende da causa do problema.

Alguns sentem dor de forma aguda e incisiva, outros não tão intensamente, mas torna-se uma patologia crônica.

Como evitar dores na coluna?

Existem diversas formas de evitar a dor de coluna. Uma delas é investir em práticas de correção postural, como a Ginástica Holística, a fim de alongar e tonificar a musculatura de sustentação. Veja outras formas de evitá-la:

  • não passar muito tempo sentado, pois é importante que o corpo se movimente;
  • fazer alongamentos frequentemente e, assim, aliviar a carga que as vértebras suportam durante todo o dia;
  • pegar objetos pesados da maneira certa, ou seja, depositando o peso nas pernas com o movimento de agachamento;
  • dormindo em posições adequadas, como na posição fetal e com um travesseiro entre as pernas;

Todas essas práticas e hábitos contribuem para que você não sinta dor nas costas. Caso não ocorra a prevenção de forma eficaz, diversas patologias podem surgir a partir disso como a lombalgia e a hérnia de disco.

Quando devo procurar um profissional de saúde?

Se você já está sentindo dor não espere a situação se agravar para procurar um profissional especializado. Quando ela se torna frequente é bom saber qual é a causa para começar o tratamento o mais rápido possível.

Uma coisa que não deve ser feita em nenhuma hipótese é a automedicação. Usar remédios para dores, os famosos analgésicos, só prejudicará a sua recuperação, já que passam a camuflar um mal maior. Procure pelo profissional mais indicado para tratar a causa da sua dor de coluna em vez de usar remédios que só tratam a consequência dela.

Como o fisioterapeuta pode ajudar?

Primeiramente, o fisioterapeuta fará outra avaliação, com um olhar diferenciado, identificando a postura da pessoa, quais movimentos ela consegue ou não fazer, entre outros pontos que são relevantes. Um diagnóstico fisioterapêutico será traçado e só então um programa de reabilitação será montado para começar o quanto antes.

Se o método utilizado for Ginástica Holística, você conseguirá resolver suas queixas agudas e a causa delas através de movimentos que trabalham o equilíbrio do tônus muscular, além de conseguir recrutar a força da musculatura profunda. Assim como o RPG, essa também é uma técnica de reeducação postural, mas que, diferentemente, tem o foco na causa do problema.

Todos os 800 movimentos são simples e usam materiais de fácil adaptação para serem feitos em casa. O melhor dessa grande quantidade de movimentos é que compõe uma técnica que nunca se tornará monótona — haverá sempre um movimento diferente para tentar. Mudanças dos hábitos posturais são uma das principais modificações no seu dia a dia que ajudarão na recuperação.

É bom ter em mente que na fisioterapia o processo de cura não acontece de uma hora para outra e sim gradualmente. O seu corpo será readaptado para realizar todas as tarefas diárias sem sofrer por causa disso.

Conhece amigos que sentem dores na coluna? Compartilhe essas dicas com eles e incentive a procura do fisioterapeuta o quanto antes!